Fala da Presidência durante a 100ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

CUMPRIMENTOS AO SENADOR BERNARDO CABRAL PELA INICIATIVA DO CONVITE AO PRESIDENTE DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL.

Autor
Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
REFORMA JUDICIARIA.:
  • CUMPRIMENTOS AO SENADOR BERNARDO CABRAL PELA INICIATIVA DO CONVITE AO PRESIDENTE DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL.
Publicação
Publicação no DSF de 25/08/2001 - Página 18367
Assunto
Outros > REFORMA JUDICIARIA.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, BERNARDO CABRAL, PRESIDENTE, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO JUSTIÇA E CIDADANIA, RELATOR, REFORMA JUDICIARIA, IMPORTANCIA, CONVITE, COLABORAÇÃO, ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB), AMPLIAÇÃO, DEBATE.

            O SR. PRESIDENTE (Edison Lobão) - Senador Bernardo Cabral, penso que, além desse registro, outro deve ser também fixado no Plenário desta Casa.

Eu era membro da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, tanto quanto V. Exª - o Presidente era o Senador José Agripino -, quando recebemos o Projeto de Emenda à Constituição de Reforma do Poder Judiciário, provindo da Câmara dos Deputados, onde permaneceu em estado quase letárgico por cerca de dez anos. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, por aclamação, escolheu o nome de V. Exª para relatá-lo. Fê-lo apropriadamente, com toda felicidade, seja porque V. Exª foi o Relator, na Constituinte, da Carta Magna que hoje temos, seja porque foi, muito jovem ainda, Presidente da Ordem dos Advogados, seja porque hoje avulta como um dos grandes juristas do nosso País.

Os cuidados que V. Exª tem tido como Relator no encaminhamento dessa matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania têm sido acompanhados pela Presidência, mas sobretudo pelo País. V. Exª sempre foi um homem marcado pelo sentimento da responsabilidade em relação a tudo quanto faz. As audiências públicas, que por iniciativa de V. Exª estão sendo realizadas, seguramente constituem um poderoso contributo para a elaboração de uma lei que seja definitiva, tanto quanto possível, para o nosso País. Não podemos errar outra vez na reforma do Poder Judiciário. E é esse cuidado que V. Exª está tendo a cada minuto.

Convidar o Presidente da Ordem dos Advogados para se manifestar, a exemplo do que já fez com tantas outras autoridades deste País, é um ato de felicidade. Acho que devemos ter, realmente, a palavra do Presidente da Ordem, para que depois não se alegue que a Ordem dos Advogados não foi ouvida. V. Exª tomou essa precaução, e todos nós estamos na esperança de que, de fato, S. Sª aqui possa vir e trazer os conhecimentos da classe que representa.

Cumprimento V. Exª pelos cuidados e pela responsabilidade com que dirige, hoje, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania - que é a principal da Casa -, acumulando a função de Relator da reforma do Poder Judiciário.

.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/08/2001 - Página 18367