Discurso durante a 111ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PREFEITO DE CAMPINAS, ANTONIO DA COSTA SANTOS.

Autor
Geraldo Cândido (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Geraldo Cândido da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PREFEITO DE CAMPINAS, ANTONIO DA COSTA SANTOS.
Publicação
Publicação no DSF de 12/09/2001 - Página 21668
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ANTONIO DA COSTA SANTOS, PREFEITO, MUNICIPIO, CAMPINAS (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

O SR. GERALDO CÂNDIDO (Bloco/PT - RJ. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, faço o encaminhamento da votação do requerimento de pesar pela morte do Prefeito de Campinas, Antônio da Costa Santos, o Toninho do PT, uma das primeiras lideranças do Partido em sua cidade.

Toninho, que foi doutor em Urbanismo pela Universidade de São Paulo e professor da PUC de Campinas, elegeu-se, no último pleito, com 59,8% dos votos. Militante dos movimentos sociais desde a década de 70, o companheiro Toninho do PT contribuiu com vários projetos de urbanização de favelas, em Campinas, no final da década de 70. Foi também um dos criadores das Assembléias do Povo, movimento popular que mudou a história de seu Município a partir dos anos 80.

Toninho do PT, mais do que um bom político exercendo função pública, era um socialista e deixa uma trajetória de lutas bruscamente interrompida pela violência.

Ainda não estão claras as circunstâncias em que Toninho foi assassinado. Entretanto, pelas informações de que dispomos, é difícil aceitarmos a tese da Polícia de que Toninho teria resistido a um assalto. As informações são controversas, porque uma pessoa não pode ter sido morta pelas costas numa circunstância como essa. Evidentemente, trata-se de um assassinato premeditado.

Dessa forma, encaminho favoravelmente ao requerimento de voto de pesar pela morte do companheiro Toninho.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/09/2001 - Página 21668