Discurso durante a 111ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. JOSE ERMIRIO DE MORAES FILHO.

Autor
Iris Rezende (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Iris Rezende Machado
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. JOSE ERMIRIO DE MORAES FILHO.
Publicação
Publicação no DSF de 12/09/2001 - Página 21689
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE ERMIRIO DE MORAES FILHO, EMPRESARIO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), OPORTUNIDADE, RECONHECIMENTO, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, COLABORAÇÃO, INDUSTRIALIZAÇÃO, BRASIL.

O SR. IRIS REZENDE (PMDB - GO. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, quero, nesta oportunidade, em nome de Goiás, associar-me às homenagens que esta Casa presta a José Ermírio de Moraes Filho.

Não tenham dúvida de que não são apenas os paulistas, mas os goianos também, que choram a morte desse grande brasileiro, porque os paulistas não se limitaram, no passado, a descobrir Goiás em busca do ouro, em busca da riqueza do nosso subsolo; os paulistas têm estado presentes em todos os momentos da história de Goiás. Quando, por exemplo, se plantava a pedra fundamental da nova capital, hoje Goiânia, foram os universitários da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco que doaram à cidade o monumento do Anhangüera, que se encontra na praça central de Goiânia, sob a liderança de Ulysses Guimarães, Franco Montoro e tantos outros líderes estudantis à época. E foi a família de José Ermírio de Moraes, sob a coordenação sobretudo dos dois filhos, Antônio e José Ermírio de Moraes Filho, que implantou em Goiás a primeira grande indústria de extração do níquel, abundante em nosso Estado, a CNT (Companhia Níquel Tocantins), uma indústria que, há mais de 20 anos, vem gerando milhares de empregos para trabalhadores de Goiás.

Enfrentaram muitas dificuldades. Não existia energia nem estrada para escoar a produção. Foram realmente determinados. Implantaram uma das maiores indústrias do gênero no Brasil, no Município de Niquelândia, motivo de orgulho e sobretudo de segurança para os goianos.

De forma que Goiás deve muito à família Ermírio de Moraes e, na hora em que o Criador convoca para seu Reino José Ermírio de Moraes Filho, nós nos associamos a essas homenagens, em nome do meu Estado.

Aqui no Senado Federal, manifestamos o nosso reconhecimento pelo que ele representou e continuará representando para o Brasil, como um dos brasileiros determinados, que, quando o Brasil ainda caminhava com dificuldades para sua industrialização, ao lado do irmão, prestou uma grande colaboração à industrialização do Brasil. Trabalhadores, sérios, honrados, determinados, exemplares, amantes deste País, tenho certeza disso. Tenho o privilégio de conviver com a família. Como goiano que acompanhou as ações deles em nosso Estado, nesta hora, digo à família que continuaremos buscando na vida de José Ermírio de Moraes Filho o exemplo para a luta por um Brasil melhor.

Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/09/2001 - Página 21689