Discurso durante a 112ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da realização, nesta Capital, do Vigésimo Nono Congresso Brasileiro das Agências de Viagens. (Como líder)

Autor
Moreira Mendes (PFL - Partido da Frente Liberal/RO)
Nome completo: Rubens Moreira Mendes Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TURISMO.:
  • Registro da realização, nesta Capital, do Vigésimo Nono Congresso Brasileiro das Agências de Viagens. (Como líder)
Publicação
Publicação no DSF de 14/09/2001 - Página 22005
Assunto
Outros > TURISMO.
Indexação
  • REGISTRO, CONGRESSO, AGENCIA DE TURISMO, REALIZAÇÃO, DISTRITO FEDERAL (DF), VIABILIDADE, CONHECIMENTO, INDUSTRIA, TURISMO, IMPORTANCIA, DESENVOLVIMENTO, BRASIL.
  • COMENTARIO, ELOGIO, DISCURSO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, APRESENTAÇÃO, DADOS, JUSTIFICAÇÃO, PROGRESSO, INDUSTRIA, TURISMO, CRIAÇÃO, EMPREGO, PROVIMENTO, LUCRO, BRASIL.
  • COMENTARIO, DISCURSO, GOIACI ALVES GUIMARÃES, PRESIDENTE, ENTIDADE, AGENCIA DE TURISMO, SOLICITAÇÃO, PROVIDENCIA, GOVERNO FEDERAL, REGULAMENTAÇÃO, PROJETO, AUTORIA, ORADOR, BENEFICIO, MICROEMPRESA, PEQUENA EMPRESA, TURISMO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MOREIRA MENDES (PFL - RO. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, inicialmente, quero agradecer a consideração do Senador Hugo Napoleão, que me permitiu usar a prerrogativa da Liderança, para fazer uma comunicação que julgo da mais alta importância, que é a realização, em Brasília, do XXIX Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Exposição de Turismo, que começou ontem à noite, congregando todo o trading do turismo, possibilitando que o País, sobretudo a comunidade de Brasília, conheça mais de perto essa importante indústria para o desenvolvimento do Brasil.

            Em nome do Senador Hugo Napoleão, quero justificar a sua ausência, ontem, na abertura do Congresso e dizer da alegria de S. Exª em ter recebido o convite e de seu esforço no sentido de somar-se a essa grande indústria na defesa de seus interesses.

            O evento foi aberto oficialmente ontem, por volta das 21 horas, com a presença de Sua Excelência o Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso; do Vice-Presidente, Marco Maciel; do Ministro de Estado de Esportes e Turismo, Carlos Melles; de lideranças expressivas do setor de turismo; e do Deputado Alex Canziani, Presidente da Subcomissão de Turismo na Câmara Federal. Eu compareci na condição de Presidente da Subcomissão de Turismo do Senado Federal.

            Presenciamos um auditório lotado, com representações de todos os Estados brasileiros e dos países que compõem o Mercosul. Lamentamos a ausência de tradicionais participantes americanos, que todos os anos prestigiam esse importante evento, ausência essa plenamente justificada, tendo em vista o lamentável episódio por que passa o povo americano.

            Quero, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, registrar, com muita alegria, que o Presidente da República deu destaque ao importante evento. No seu pronunciamento, revelou importantes dados que convém, neste momento, assinalar.

            Disse Sua Excelência que a indústria do turismo registrou, no ano passado, cerca de US$21 bilhões de divisas para o Brasil, gerando cerca de US$7 bilhões de impostos. Reconheceu o Presidente, num gesto de grandeza, que tudo isso se deu graças ao esforço dos agentes de viagem, dos operadores, das companhias aéreas, enfim, de todo o segmento envolvido com o turismo.

            Ressaltou o Presidente que o dado mais importante foi, sem dúvida, que o setor gerou o ano passado cerca de seis milhões de empregos diretos e indiretos.

            Disse, ainda, o Presidente da República, comentando o trágico acontecimento ocorrido nos Estados Unidos, que, ao contrário do que se viu lá, o turismo é a indústria da paz, a indústria que pressupõe o relacionamento humano, o entendimento e a compreensão entre os seres humanos. E usou uma expressão que eu julguei extremamente feliz, de que o turismo é uma espécie de manifestação de amor.

            Naquele ato solene, o Presidente da República pediu um minuto de silêncio pela memória de todos aqueles que sucumbiram ao ataque ocorrido nos Estados Unidos.

            Também usou da palavra naquele momento o Presidente nacional da Abav, o companheiro Goiaci Alves Guimarães, que cobrou do Governo Federal, do Senado e da Câmara dos Deputados urgência na regulamentação da atividade do agente de viagem, urgência na discussão e na aprovação do projeto que define a responsabilidade civil dos segmentos produtivos envolvidos com a indústria do turismo e também cobrou do Presidente da República e de nós, parlamentares, que estávamos lá presentes, representando as duas Casas, a urgente aprovação de um projeto de minha autoria que prevê a inclusão dos agentes de viagem nas regras do Simples, aquela que tanto facilita a vida de tantos brasileiros, de tantos pequenos e microempresários brasileiros.

            Usou também da palavra o nosso querido Presidente da Abav-DF, o anfitrião, aquele que nos recebeu a todos, Eugênio Antinoro, que fez um discurso veemente em defesa do pequeno e do microempresário, dos agentes de viagem, mas também se referiu a essa questão a que me reportei, ou seja, cobrou do Congresso Nacional a votação dessas importantes leis, de forma a facilitar a vida do trading do turismo no Brasil.

            Como eu disse no início, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, várias entidades representativas se fizeram presentes. Quero registrar também a presença da Federação Nacional do Turismo, Fenactur - como sempre, estava lá o Michelão, com aquela sua simpatia, dando vida a esse evento.

            Nos próximos quatro dias, teremos uma série de reuniões, de debates, de encontros. Lá está a feira instalada, com toda a sua grandeza, com tudo aquilo que pode oferecer, para conhecimento não apenas da população do Distrito Federal e do Entorno, mas de todo o Brasil.

            Era o que eu tinha a registrar no dia de hoje, Sr. Presidente.


            Modelo15/19/243:45



Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/09/2001 - Página 22005