Discurso durante a 112ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Relevância do encontro de filiados do PMDB dos municípios do nordeste de Goiás, a ser realizado na cidade de Posse, no próximo dia 15.

Autor
Mauro Miranda (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Mauro Miranda Soares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE GOIAS (GO), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Relevância do encontro de filiados do PMDB dos municípios do nordeste de Goiás, a ser realizado na cidade de Posse, no próximo dia 15.
Publicação
Publicação no DSF de 14/09/2001 - Página 22016
Assunto
Outros > ESTADO DE GOIAS (GO), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • REGISTRO, IMPORTANCIA, REALIZAÇÃO, ENCONTRO, ESTADO DE GOIAS (GO), FILIAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), MOTIVO, POSSIBILIDADE, DISCUSSÃO, DIFICULDADE, PROBLEMA, SOCIEDADE, ECONOMIA, MUNICIPIOS, REGIÃO.
  • ANALISE, SITUAÇÃO, ESTADO DE GOIAS (GO), ELOGIO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, REGIÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MAURO MIRANDA (PMDB - GO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no próximo dia 15, realiza-se em Posse, nordeste de Goiás, um encontro de filiados do PMDB dos municípios da região. Estarão presentes nossos correligionários de Alvorada do Norte, Buritinópolis, Damianópolis, Divinópolis de Goiás, Guarani de Goiás, Iaciara, Mambaí, São Domingos, Simolândia, Sítio D’Abadia e Flores de Goiás.

            Esse encontro do PMDB ganha especial relevância por ter como foco uma região que deixou de ser sinônimo de atraso e, nos últimos anos, tenta conquistar um lugar ao sol no contexto socioeconômico do Estado. Lá, mais do que em outras partes, é decisiva a presença de um poder público sensível, atuante e eficiente. Alguns municípios e distritos da região nordeste de Goiás ainda apresentam índices de pobreza lamentáveis: desnutrição infantil, falta de acesso rodoviário seguro e permanente, vida rústica e sofrida, crianças fora da escola.

            No entanto, a própria rusticidade, as tradições de festas populares e religiosas, além de atrações naturais, como cavernas e grutas, representam o potencial turístico da região, um setor que poderia se desenvolver ainda mais sem excluir as muitas melhorias sociais e de infra-estrutura de que carecem aquelas áreas. O turismo, com certeza, é o grande trunfo dos municípios que compõem a região nordeste de Goiás em função das excepcionais belezas paisagísticas ali encontradas. É bom lembrar, afinal, que a indústria do turismo encontra-se em franco crescimento, tornando-se um dos maiores filões da economia brasileira e mundial.

            No nordeste goiano ainda pode ser destacada a grande fertilidade das terras ali existentes, o que contribui sobremaneira para o fortalecimento da agricultura e da pecuária. A proximidade com o Distrito Federal, vale ressaltar, ainda exerce papel importantíssimo para o escoamento de tudo o que é produzido na região.

            Agora, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, nada disso seria importante se “os nordestinos de Goiás” não tivessem força suficiente para superar tamanhas adversidades. É justamente através da garra e da inteligência desses moradores que problemas históricos da região começam a ser enfrentados e superados, um a um.

            Há vinte anos, o isolamento e a pobreza da região eram mais acentuados e generalizados. Tudo era bem pior. O PMDB foi o partido que esteve no comando do governo estadual nos últimos 16 anos, de forma consecutiva. Foram 16 anos nos quais a região conseguiu, na maioria de seus municípios, chegar, pelo menos, ao século XX. O nordeste progredia num ritmo esperançoso. Avanços que, infelizmente, foram interrompidos pelo atual Governo, que muito prometeu em palanque e praticamente nada fez em pouco mais de dois anos e meio de administração. A região, na verdade, tem estado desassistida, abandonada.

            A lista de realizações dos governos do PMDB no nordeste de Goiás é muito extensa. Numa brevíssima síntese, poderíamos mencionar: a pavimentação de rodovias estaduais de interesse da região; a abertura de estradas vicinais nos seus municípios; um maciço e extenso programa de eletrificação rural; construção de numerosas pontes e pontilhões; construção da hidrelétrica de São Domingos, obra que viabilizou o fornecimento de energia elétrica para toda a região; início da construção da hidrelétrica de Canabrava, no município de Cavalcante.

            Apesar de estar resumindo o que foi feito pelo PMDB no nordeste goiano, não poderia deixar de mencionar mais alguns itens importantes. Continuo: o PMDB fez obras de saneamento em todos os municípios; a pavimentação e iluminação do aeroporto de Posse; a viabilização do grande projeto de irrigação no município de Flores de Goiás; o recapeamento da BR-020, de Brasília até a divisa de Goiás com a Bahia, agora em fase de conclusão; a construção de muitas centenas de casas populares em todos os municípios da região; construção de ginásios de esporte em todos os municípios; construção de creches e casas para idosos em todos os municípios.

            No encontro partidário do dia 15, em Posse, o PMDB estará tomando o pulso da região nordeste, fazendo diagnósticos, propondo soluções e promovendo o espírito de decisão e de entusiasmo, condição prévia para que se encontre o caminho do bom governo e da atuação profícua do Poder Público. O PMDB deve continuar se preparando para, em um futuro próximo, novamente como governo estadual, dar seqüência às suas ações de resgate do nordeste goiano.

            Era o que tinha a dizer.

            Muito obrigado.


            Modelo17/27/247:36



Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/09/2001 - Página 22016