Pronunciamento de Eduardo Siqueira Campos em 14/09/2001
Discurso durante a 113ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
ELOGIOS A IMPLEMENTAÇÃO, PELO GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS, DE PROJETOS DE FORMAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA QUALIFICADA.
- Autor
- Eduardo Siqueira Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
- Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL.:
- ELOGIOS A IMPLEMENTAÇÃO, PELO GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS, DE PROJETOS DE FORMAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA QUALIFICADA.
- Publicação
- Publicação no DSF de 15/09/2001 - Página 22126
- Assunto
- Outros > ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL.
- Indexação
-
- ELOGIO, ATUAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO TOCANTINS (TO), PARCERIA, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), SECRETARIA DE INDUSTRIA E COMERCIO, BANCO DO BRASIL, BANCO ESTRANGEIRO, IMPLEMENTAÇÃO, PROJETO, FORMAÇÃO, MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA, IMPORTANCIA, CONCORRENCIA, AMBITO INTERNACIONAL, DESENVOLVIMENTO, PAIS.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PFL - TO) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, a grande desvantagem dos países emergentes - ou periféricos, na nomenclatura de alguns - é a de que sua força de trabalho, sua mão-de-obra carece de qualificação.
Ora, não há como alcançar a meta do desenvolvimento socioeconômico com um contingente de trabalhadores sem a devida capacitação. Além disso, nações nessas condições, como ainda é o caso do Brasil, perdem em competitividade, o que é fatal em um mundo globalizado.
Por isso, é absolutamente indispensável que o País invista muito mais pesadamente na formação de mão-de-obra qualificada, sem o que nunca ingressaremos no clube fechado dos países desenvolvidos.
A esse respeito, queremos destacar, nesta oportunidade, que o Estado do Tocantins vem implementando uma série de providências objetivando, precisamente, proporcionar a melhor qualificação aos seus trabalhadores, a fim de que estes possam ser recrutados para atividades que exijam capacitação.
Recentemente, por exemplo, decidiu-se pela construção de seis centros de educação profissional, que atenderão, em cada unidade, a pelo menos oitocentos alunos da rede pública que demonstrarem melhor aproveitamento escolar.
Esses centros são resultado de convênio celebrado entre o Governo do Tocantins e o Ministério da Educação, com recursos iniciais de cinco milhões e setecentos mil reais.
A primeira dessas instituições de ensino profissional será instalada em Paraíso do Tocantins, com cursos sobre Informática, Meio-Ambiente, Agropecuária, Fruticultura, Apicultura, Piscicultura e Gestão Empresarial e Pública.
Outros centros serão instalados em Gurupi e Palmas e, proximamente, serão definidos os demais municípios que os abrigarão.
Trata-se, a nosso ver, de iniciativa das mais relevantes, e que capacitará milhares de jovens tocantinenses, que ingressarão no mercado de trabalho preparados.
Outra providência foi o convênio firmado entre o Governo do Estado (Secretaria de Indústria e Comércio) e o Banco do Brasil, e que ensejará o treinamento de pelo menos mil trabalhadores da Indústria. Serão beneficiados os obreiros que militam em micro, pequenas e médias empresas industriais. Os empréstimos para a capacitação desses trabalhadores serão concedidos às empresas, sem cobrança de encargos financeiros, com prazo de pagamento de três anos, e um ano de carência.
Os recursos, repassados pelo Banco do Brasil, são originários do Banco de Investimento KFW, da Alemanha, que investe em projetos sociais em todo mundo, e que, no Brasil, escolheu o Estado do Tocantins para esse feito, depois de muitas gestões do Governo do Estado nesse sentido.
Trata-se, por conseguinte, de empreendimento dos mais importantes e que capacitará mão-de-obra para indústrias tocantinenses.
A última iniciativa a que queremos nos reportar, nesta oportunidade, é da Secretaria do Trabalho e Ação Social do Tocantins, que, nos próximos dias, iniciará treinamento de pessoas desempregadas, subempregadas ou em estado de pobreza extrema. Esse projeto, que conta com o respaldo do PRONAGER, atenderá a cerca de quarenta pessoas por município, oferecendo cursos e oficinas de capacitação, com o emprego de técnicas de implementação organizacional, gestão de empresas associativas e de cooperativas.
Os participantes, ressalte-se, também terão oportunidade de receber treinamento em produção de bens e serviços. Os cursos, evidentemente, são gratuitos, e os próprios alunos escolhem o curso que desejam freqüentar.
O Governo do Tocantins, portanto, encontra-se atento à questão crucial da formação de mão-de-obra, investindo recursos próprios e valendo-se de todos os financiamentos disponíveis para melhor capacitar seus trabalhadores.
Muito obrigado.
Modelo11/13/254:39