Discurso durante a 118ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Deputado e Professor Euclides Pereira Cintra.

Autor
Francelino Pereira (PFL - Partido da Frente Liberal/MG)
Nome completo: Francelino Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Deputado e Professor Euclides Pereira Cintra.
Publicação
Publicação no DSF de 22/09/2001 - Página 22562
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, EUCLIDES PEREIRA CUNHA, PROFESSOR, EX-DEPUTADO, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


PROFESSOR EUCLIDES PEREIRA CINTRA

            O SR. FRANCELINO PEREIRA (PFL - MG) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Minas e o Brasil perderam esta semana um grande mestre, político, bacharel e humanista: o Professor Euclides Pereira Cintra que, por muitos anos, exerceu o mandato de Deputado em nosso Estado, Minas Gerais.

            Filho do fazendeiro e industrial Ludgero Pereira Cintra e de Ana Ferras Cintra, Euclides era casado com Ana Rennó Cintra, deixando uma legião imensa de admiradores de sua personalidade e da obra que deixa como exemplo de vida pública.

            Além de diversos mandatos parlamentares, Euclides Pereira Cintra ocupou também o cargo de Secretário do Trabalho e Cultura Popular, no ano de 1966, função exercida paralelamente ao magistério, principalmente como professor de Psicologia do Trabalho e Relações Humanos e de Estudos de Problemas Brasileiros.

            Foi como professor que Euclides Pereira Cintra dispensou especial interesse ao ensino profissionalizante, área na qual se especializou, diplomando-se no Curso de Formação de Professores de Ensino Técnico, que o MEC realizou em Belo Horizonte.

            Mais tarde e, em conseqüência, ocupou por cinco anos a chefia do Departamento Acadêmico de Disciplinas Gerais do Centro de Engenharia de Operação da Escola Técnica Federal, de Belo Horizonte.

            Essa trajetória do ilustre mineiro, a cuja memória rendemos nossa homenagem, teve início, nos idos de 1934, de forma bem simples: no desempenho da profissão de telegrafista, como funcionário da Viação Férrea Centro-Oeste.

            Sua vocação para o jornalismo levou-o a fundar, em Itajubá o semanário Correio de Itajubá, do qual era seu diretor-redator.

            A profissão de jornalista conduziu Pereira Cintra à atividade política, elegendo-se, no ano de 1945, vereador à Câmara Municipal de Itajubá, o marco inicial de uma carreira parlamentar que prosseguiu, a partir de 1955, com sua eleição para Deputado Estadual, exercendo mandato por 22 anos.

            O Professor Euclides Pereira Cintra foi membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, da Academia Itajubense de Letras e da Academia de Altos Estudos da Ordem dos Bandeirantes.

            Ao registrar nosso pesar pelo passamento do ilustre professor, apresento pêsames aos seus familiares.

            Muito obrigado


            Modelo15/6/249:51



Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/09/2001 - Página 22562