Pronunciamento de Moreira Mendes em 21/09/2001
Discurso durante a 118ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Comemoração, no último dia 13, dos 8 anos de existência do Diário da Amazônia.
- Autor
- Moreira Mendes (PFL - Partido da Frente Liberal/RO)
- Nome completo: Rubens Moreira Mendes Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Comemoração, no último dia 13, dos 8 anos de existência do Diário da Amazônia.
- Publicação
- Publicação no DSF de 22/09/2001 - Página 22562
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, DIARIO DA AMAZONIA, ESTADO DE RONDONIA (RO), ELOGIO, ATUAÇÃO, IMPRENSA, BENEFICIO, REGIÃO NORTE.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. MOREIRA MENDES (PFL - RO) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, no dia 13 último, quinta feira, o Diário da Amazônia complementou 08 anos de existência.
A, ainda, curta história do Diário da Amazônia iniciou-se no dia 13 de setembro de 1993, quando três amigos, com grande visão empresarial, resolveram se associar e fundar um jornal que fosse comprometido com a ética, com a verdade e com a lisura das informações, para que o povo da Região Norte do País, e em especial o meu Estado de Rondônia, recebessem notícias confiáveis. Essa grande idéia resultou na criação da Editora Diário da Amazônia Ltda - Diário da Amazônia.
Ora, para esses três sócios: Assis Gurgacz, Acir Marcos Gurgacz e Emir Sfair, in memoriam, o início dessa jornada de trabalho árduo, e porque não dizer pioneiro, não foi fácil, muitas foram as dificuldades a serem vencidas, mas o compromisso e a responsabilidade com um empreendimento sério motivou dia a dia os seus fundadores a continuar a jornada. Ainda que haja muito a ser feito, o resultado tem compensa todo o sacrifício desde o início.
O Diário da Amazônia conquistou seu lugar de destaque junto à comunidade local, ao mesmo tempo em que conquistava novos leitores distantes dali, pois apesar de tão novo, partiu para a conquista do Brasil e hoje circula em vários Estados além de Rondônia, tais como: Amazonas; Roraima; São Paulo, Rio de Janeiro e o Distrito Federal. Essa é a verdadeira ousadia dos homens de visão.
Além das informações, o Diário da Amazônia contribui com muitos outros benefícios ao abrigar, hoje cerca de 98 profissionais entre jornalistas, técnicos, pessoal administrativo e outros, e gera mais 300 empregos indiretos, conta, também, com 200 pontos de venda e mais de 45 representantes em todo o País, mantendo uma tiragem de sete mil (7000) exemplares.
Na história de luta do Diário da Amazônia o ponto forte sempre foi a defesa dos interesses do povo, demonstrada nos embates no campo das idéias e também nas muitas lutas travadas a exemplo da campanha contra a Eletronorte, quando esta queria levar as turbinas termelétricas para o Acre e o Diário da Amazônia em amparo ao povo de Rondônia defendeu a permanência das mesmas em Porto Velho. A cultura regional tem sido também outro ponto marcante, a exemplo das várias reportagens que vêm sendo feitas a respeito do livro “Ferrovia do Diabo”, do escritor e jornalista Manuel Ferreira, dando oportunidade ao povo de Rondônia de conhecer um pouco mais a História do Estado.
A equipe de jornalismo do Diário da Amazônia tem sido absolutamente profissional em suas reportagens e nas discussões de importantes temas como a atividade política regional, tornando-se uma das empresas de comunicação de maior credibilidade da Região que se propõe a divulgar a Amazônia, seu povo, seus encantos, suas riquezas, seus mistérios, sua história e sua cultura.
Fica aqui, portanto, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, o registro dessa data importante que retrata os 08 anos de existência do Diário da Amazônia, a ser inserido nos Anais desta Casa, de forma a registrar para as próximas gerações o esforço, a determinação e a visão de futuro de homens como Assis Gurgacz, Acir Marcos Gurgacz e ainda Emir Sfair, que encerrou sua jornada mais cedo, não chegando a ver o resultado do seu trabalho e da sua coragem. Contudo, não bastaria todo esse desprendimento não fora os funcionários, todos aqueles anônimos funcionários que também fizeram, fazem e certamente farão do Diário da Amazônia um orgulho para todos nós da região Norte.
Era o que tinha a registrar, Sr. Presidente.
Modelo11/13/258:26