Fala da Presidência durante a 116ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM AO CIRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARE, QUE SERA REALIZADO NO SEGUNDO DOMINGO DE OUTUBRO DE 2001.

Autor
Ademir Andrade (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PA)
Nome completo: Ademir Galvão Andrade
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM AO CIRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARE, QUE SERA REALIZADO NO SEGUNDO DOMINGO DE OUTUBRO DE 2001.
Publicação
Publicação no DSF de 20/09/2001 - Página 22311
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, FESTA, IGREJA CATOLICA, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, RELIGIÃO, POVO, ESTADO DO PARA (PA).

O SR. PRESIDENTE (Ademir Andrade) - V. Exª será, com certeza, muito bem recebido.

Esta Presidência, a qual exerço com muita honra, em nome do povo do Pará, associa-se a todas as manifestações aqui feitas em homenagem ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré, uma festa de solidariedade, de amor, de fé. Com certeza, é a maior de todas as festas do Brasil.

Só quem participa daquela festa, só quem a vê, só quem dela está perto, independentemente de qualquer crença - e isso vale até mesmo para os descrentes -, pode sentir a energia e a força que emanam do momento em que a enorme procissão passa e em que uma multidão segura aquela corda, numa expressão de fé. Ali, naquela procissão, podemos ver o carinho das pessoas que ficam próximas daquelas que estão segurando a corda, distribuindo-lhes água, socorrendo-as. Naquele momento, há um enorme sentimento de irmandade do povo do Pará e do Brasil que participa daquela tão bela festa.

Aliás, essa festa, hoje, é praticada em vários Municípios do Estado do Pará. O Círio de Nazaré não é mais uma festa só de Belém. Eu diria que, hoje, na maior parte dos Municípios do Estado do Pará, comemora-se o Círio de Nazaré, cada um na sua época, com o mesmo amor, com a mesma beleza, com a mesma fé, harmonia e solidariedade com que se festeja essa data em Belém.

Creio que, em nome do Senador Jader Barbalho, do Senador Luiz Otávio e da Bancada Federal do Pará, podemos convidar os demais Senadores do nosso Estado, os Deputados Federais, enfim todos os que queiram assistir a essa grandiosa festa da nossa terra.

Portanto, esta Presidência se associa a todos nesta homenagem.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/09/2001 - Página 22311