Discurso durante a 117ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

RECONHECIMENTO AOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO SENADOR EDISON LOBÃO A FRENTE DA PRESIDENCIA DO SENADO FEDERAL.

Autor
Hugo Napoleão (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Hugo Napoleão do Rego Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • RECONHECIMENTO AOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO SENADOR EDISON LOBÃO A FRENTE DA PRESIDENCIA DO SENADO FEDERAL.
Publicação
Publicação no DSF de 21/09/2001 - Página 22515
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • MANIFESTAÇÃO, BANCADA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), RECONHECIMENTO, TRABALHO, EDISON LOBÃO, SENADOR, EXERCICIO, PRESIDENCIA, SENADO.

O SR. HUGO NAPOLEÃO (PFL - PI. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras e Srs Senadores, eu realmente havia solicitado a palavra a V. Exª para - aproveitando a ocasião em que V. Exª determina a confecção das cédulas relativas à eleição do novo Presidente do Senado Federal - manifestar a V. Exª, por parte da minha Bancada, o reconhecimento pelo trabalho que desempenhou durante todo esse período à frente da Presidência do Senado Federal na condição de Presidente interino.

Tanto em Plenário como na Presidência, V. Exª houve por bem adotar as atitudes que julgou as mais prudentes, as mais convenientes, as mais necessárias à valorização da nossa Instituição. Eu acrescentaria que, sob o ponto de vista pessoal, em nenhum momento, prevaleceu-se V. Exª de quaisquer daqueles bônus - digamos assim - que envolvem naturalmente os cargos públicos. Não ocupou o Gabinete da Presidência senão para o efeito e o objetivo de oficialmente receber delegações nacionais ou estrangeiras como compete ao Presidente da Casa. Não utilizou, portanto, as dependências da Presidência, não usou o veículo oficial da Presidência, manteve-se no seu Gabinete Parlamentar de maneira discreta, embora atuante.

            Sob o ponto de visa administrativo deu conta de todas as atitudes e atos normativos que impõem ao Presidente da Casa um exercício cotidiano de labor intenso. Nada houve que provocasse solução de continuidade.

Sob o ponto de vista político - e a esse quero fazer referência especial - V. Exª desincumbiu-se com imparcialidade, com grandeza, com seriedade e com equilíbrio. Ontem mesmo - sou testemunha disso -, ao determinar a realização da sessão que ora está sendo efetivada, contrariou decisão tomada pela Bancada do seu Partido que, embora não desejasse ir por esse caminho, acatou a decisão. Ainda que contrariando Partidos, V. Exª houve por bem tomar deliberações do primeiro ao último dia em que ocupou a Presidência.

Congratulo-me com a Casa pela gestão e pela postura de V. Exª, lembrando ainda que, sob o ponto de vista legislativo, as questões de ordem foram pontualmente respondidas e ofícios e requerimentos foram impecavelmente e imediatamente deferidos às Comissões ou a quem de direito.

De sorte que, sob o ponto de vista administrativo, sob o ponto de vista político, sob o ponto de vista legislativo, transmito, em nome da Bancada do PFL, os cumprimentos a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/09/2001 - Página 22515