Discurso durante a 120ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à Radiodifusão pelo transcurso do seu septuagésimo oitavo aniversário no Brasil. (como lider)

Autor
Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. TELECOMUNICAÇÃO.:
  • Homenagem à Radiodifusão pelo transcurso do seu septuagésimo oitavo aniversário no Brasil. (como lider)
Publicação
Publicação no DSF de 26/09/2001 - Página 22755
Assunto
Outros > HOMENAGEM. TELECOMUNICAÇÃO.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, RETORNO, ARTUR DA TAVOLA, SENADOR, INDICAÇÃO, LIDER, GOVERNO, SENADO.
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, RADIO, ANALISE, IMPORTANCIA, RADIODIFUSÃO, BRASIL, ELOGIO, MODERNIZAÇÃO, TECNOLOGIA, AMPLIAÇÃO, ALCANCE, TRANSMISSÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP. Como Líder. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras e Srs Senadores, antes de mais nada, saúdo o retorno do Senador Artur da Távola, que acabou de ser indicado como Líder do Governo nesta Casa. É uma alegria contarmos novamente com a presença desse brilhante Senador.

            Comemora-se hoje o Dia do Rádio. Já se passaram 78 anos desde que Roquette Pinto, que estudava na Europa e viu surgir a inovação, voltou ao Brasil e, depois de se embrenhar pelas selvas em companhia do Marechal Cândido Rondon, vislumbrou no rádio um importante fator de integração e educação no Brasil, dadas as nossas dimensões continentais. Nascia, assim, em nosso País a radiodifusão em sete de setembro de 1922, no Rio de Janeiro. Em São Paulo, foi fundada em 30 de novembro de 1923 a Sociedade Rádio Educadora, pelo engenheiro Leonardo Jones Júnior, tido como o “Pai do Rádio” paulista.

            A partir daí, a radiodifusão cresceu e se aprimorou cada vez mais, conquistando um número impressionante de aficionados, que dispunham somente desse equipamento para ouvir notícias e manter-se atualizado com o que ocorria num mundo ainda incrédulo com as muitas transformações tecnológicas e sociais que aconteciam cada vez com mais freqüência.

            Atualmente, inovações tecnológicas em radiodifusão permitem redução pela metade do intervalo entre as estações do dial, levando a uma possível duplicação das três mil emissoras de rádio existentes no País.

            No futuro, o rádio se beneficiará, cada vez mais, pelo desenvolvimento de novos equipamentos. Já existem estudos para a formação de redes para transmissão via satélite, com o advento do rádio digital. Um desses novos sistemas é o RDS, sigla em inglês para Sistema de Rádio Digital, que será uma inovação tão significativa quanto a implantação do som stereo em 1961.

            O novo sistema incluirá uma janela no dial nos rádios comuns, que informará o nome da rádio, a música, o cantor, além de boletins sobre o tempo, as condições de tráfego e ainda informações de utilidade pública. As transmissões esportivas, por exemplo, não se perderiam, se o ouvinte estiver se deslocando, pois o sistema permite que novas rádios sejam sintonizadas automaticamente.

            Quero, nesta altura, citar o radialista Nicolau Tuma, o pioneiro das transmissões esportivas, considerado, na época, o “speaker metralhadora” pela rapidez com que transmitia as jogadas no campo, o que causava enorme empolgação em seus ouvintes.

            Ainda visando melhor regulamentação da atividade de radiodifusão no País, um novo Projeto de Lei está sendo elaborado pelo Ministério das Comunicações, de forma a garantir que essa atividade seja fiscalizada por uma agência governamental. Esse projeto, disponibilizado pelo Ministério para acolher sugestões dos interessados, recebeu mais de 1.000 novas propostas, que estão sendo avaliadas.

            Desse modo, Sr. Presidente, Sras e Srs Senadores, envio os meus cumprimentos a todos os que fazem do rádio sua profissão, que neste dia comemoram essa atividade que se completa em todas as camadas sociais e presta enorme serviço em prol das comunicações e da sociedade.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


            Modelo11/28/257:11



Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/09/2001 - Página 22755