Discurso durante a 120ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Boas vindas do PDT para os Senadores Osmar Dias e Álvaro Dias.

Autor
Sebastião Bala Rocha (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AP)
Nome completo: Sebastião Ferreira da Rocha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Boas vindas do PDT para os Senadores Osmar Dias e Álvaro Dias.
Aparteantes
Maguito Vilela.
Publicação
Publicação no DSF de 26/09/2001 - Página 22756
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, OSMAR DIAS, ALVARO DIAS, SENADOR, SAUDAÇÃO, FILIAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. SEBASTIÃO ROCHA (Bloco/PDT - AP. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras e Srs Senadores, já tive oportunidade de, brevemente, registrar a filiação dos Senadores Osmar Dias e Álvaro Dias no PDT, ato este ocorrido no último sábado no Paraná.

            O fato para nós do PDT reveste-se de tão grande importância e profunda relevância que faço questão de, neste momento, dedicar palavras especiais aos dois Senadores que passam agora a integrar a Bancada do PDT, com cinco Senadores, da qual tenho a honra de ser o Líder no Senado Federal.

            Em meu nome, em nome dos Senadores Jefferson Péres, Lauro Campos e demais Senadores do PDT e em nome do Presidente Nacional do PDT, ex-Governador Leonel Brizola, transmito, nesta oportunidade, os votos de boas-vindas aos dois novos integrantes da Bancada do Partido no Senado.

            Sem dúvida nenhuma, os Senadores Osmar Dias e Álvaro Dias têm engrandecido o Senado Federal com seu trabalho. No decorrer do exercício de seus mandatos, têm comprovadamente demonstrado o compromisso e o interesse pelo coletivo, pelos assuntos de elevado interesse público.

            O Senador Osmar Dias presidiu a Comissão de Assuntos Sociais desta Casa com muita competência e diligência e atualmente é Vice-Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. O Senador Álvaro Dias, dentre outras funções nas quais trabalhou com grande destaque, preside a CPI do Futebol com profunda competência e distinção.

            Os dois Senadores foram recebidos com uma bonita festa no Paraná. Infelizmente muitos Senadores, como eu, não puderam compartilhar desse grande momento, mas o Presidente Nacional do Partido, Dr. Leonel Brizola, lá esteve.

            É importante ressaltar que o PDT do Paraná acatou de forma harmônica essas duas lideranças incontestes da política nacional e muito especialmente da política do Paraná. O Presidente do Partido no Paraná, a quem também homenageio neste pronunciamento, Dr. Nelton Friedrich, que também é Presidente da Fundação Alberto Pasqualini no Estado - o nome de Alberto Pasqualini foi homenageado hoje aqui no Senado Federal - os recebeu de forma muito democrática e o PDT paranaense aceitou a filiação destes dois Líderes, fortalecendo-se, assim, para as disputas majoritárias e proporcionais no Paraná no próximo ano.

            Sem dúvida nenhuma, o nome do Senador Álvaro Dias é considerado muito forte para disputar o Governo do Estado do Paraná. O Senador Osmar Dias também poderia participar dessa disputa, mas como em política os espaços são limitados, deverá novamente ser nosso candidato no Paraná ao Senado Federal.

            Falo em nome da Bancada do PDT no Senado da República e também em nome do Deputado Miro Teixeira, nosso Líder na Câmara dos Deputados, que se empenhou pessoalmente em favor da filiação dos dois Senadores. Manifesto, mais uma vez, o nosso contentamento de recebê-los e congratulo-me com os novos filiados. Colocamo-nos à inteira disposição dessas duas lideranças importantes da política nacional e do Senado Federal para conduzir de forma democrática, coesa e unida os destinos da nossa Bancada no Senado Federal, que, juntamente com o Partido dos Trabalhadores, compõe o Bloco de Oposição. Os dois Senadores já estão perfeitamente adaptados a essa nova condição de integrantes do Bloco de Oposição e até já participaram das reuniões.

            Portanto, não tenho dúvida de que o entrosamento e o trabalho serão desenvolvidos em grande harmonia dentro da nossa Bancada e junto ao Bloco de Oposição.

            O Sr. Maguito Vilela (PMDB - GO) - Concede-me V. Exª um aparte?

            O SR. SEBASTIÃO ROCHA (Bloco/PDT - AP) - Ouço V. Exª com prazer.

            O Sr. Maguito Vilela (PMDB - GO) - Cumprimento V. Exª e o PDT pela aquisição de dois extraordinários Senadores, Álvaro Dias e seu irmão, Osmar Dias. Eles brilham nesta Casa tanto no uso da tribuna quanto nas comissões e no Plenário. São dois honrados Senadores que deixaram seus partidos numa situação sui generis: ameaçados de expulsão justamente pelo PSDB em razão de terem assinado o requerimento de instalação da CPI da Corrupção. É um fato realmente histórico num partido político, uma vez que esse não é um problema partidário. Partido político nenhum pode fechar questão nesses assuntos éticos. Entretanto, os dois Senadores mostraram muita personalidade, firmeza e convicção ao assinarem aquele requerimento de instalação da CPI e, por isso, sentiram-se constrangidos no PSDB e impossibilitados de continuar filiados até mesmo em virtude das ameaças de expulsão. Conseqüentemente, enriqueceram muito o PDT. Espero que ambos os Senadores possam continuar colaborando com a democracia em nosso País e com o Senado Federal, principalmente nessas questões éticas e importantes como as que relatei. Muito obrigado.

            O SR. SEBASTIÃO ROCHA (Bloco/PDT - AP) - Agradeço a V. Exª, Senador Maguito Vilela, homenageando-o também pela importância da sua passagem pela Presidência do PMDB. V. Exª, com muito brilhantismo, entusiasmo, dedicação e competência soube honrar seu próprio nome e o nome de seu Partido durante esse período, cumprindo muito bem o papel de Líder e Presidente do PMDB.

            Quanto à filiação dos novos Senadores, tem razão V. Ex.ª. É um fato inusitado dois Senadores serem punidos por um partido porque querem exatamente examinar as denúncias de corrupção que pairam sobre o Governo e o Congresso Nacional. Isso demonstra mais uma vez que a política no Brasil precisa de uma revisão e que nós, políticos, como dirigentes partidários, precisamos compreender melhor o papel do Parlamento, que, dentre outras atividades, incumbências, competências, deve proceder às investigações sobre as denúncias que nos chegam às mãos.

            Desejo que os nossos dois Senadores continuem tendo êxito no seu trabalho no Senado Federal e que possam ter sucesso nas disputas eleitorais do ano que vem.

            Muito obrigado.


            Modelo15/12/244:38



Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/09/2001 - Página 22756