Discurso durante a 121ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

SOLIDARIEDADE AO PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL, RAMEZ TEBET, PELO INCIDENTE NA SESSÃO CONJUNTA DO CONGRESSO NACIONAL.

Autor
Geraldo Melo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RN)
Nome completo: Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • SOLIDARIEDADE AO PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL, RAMEZ TEBET, PELO INCIDENTE NA SESSÃO CONJUNTA DO CONGRESSO NACIONAL.
Publicação
Publicação no DSF de 27/09/2001 - Página 22901
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • APOIO, ATUAÇÃO, RAMEZ TEBET, PRESIDENTE, SENADO, CONGRESSO NACIONAL, RESPONSABILIDADE, LIDERANÇA, LEGISLATIVO, RESTAURAÇÃO, REPUTAÇÃO, CONFIANÇA, POPULAÇÃO.
  • CRITICA, FALTA, ETICA, DECORO PARLAMENTAR, CONGRESSISTA.

            O SR. GERALDO MELO (Bloco/PSDB - RN. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, desejo, como Senador, expressar a minha solidariedade a V. Exª, por entender que, neste momento, ela representa um passo importante na tarefa que - acredito - V. Exª, perante o País e a Nação, terá que cumprir.

            Não me consta que V. Exª tenha, como Ministro de Estado que era, vindo lutar no Senado Federal para ocupar sua Presidência e a Presidência do Congresso Nacional. Hoje, V. Exª aí está presidindo esta Casa e um dos Poderes da República. Tenho a impressão de que a sociedade brasileira tem o direito de cobrar de V. Exª a tarefa de restaurar a credibilidade, a respeitabilidade e a dignidade do Congresso Nacional e do Senado Federal. Penso que esse é, acima de tudo, o grande compromisso de V. Exª, é o que a eleição de V. Exª representa.

            Mas acredito também, Sr. Presidente, que, sozinho, V. Exª não poderá restituir um Senado respeitável ao Brasil, de cuja existência depende a vitalidade do Congresso Nacional e, portanto, da democracia brasileira.

            Diante daquele espetáculo grotesco de ontem, não posso deixar de registrar que, ultimamente, muito se tem falado no Brasil em ética e decoro parlamentar. E tenho a impressão de que muitos componentes da ética e do decoro parlamentar têm sido procurados e vasculhados no comportamento de todos nós, Senadores e Deputados, mas alguns estão sendo esquecidos ou relegados.

            Posso estar completamente enganado, mas, ontem, não pude deixar de enxergar em algumas atitudes e em alguns comportamentos manifestações de falta de ética e de decoro parlamentar explícitas, que a mim envergonham como Parlamentar e que creio servem para embaraçar a tarefa de V. Exª e para ajudar a diminuir a credibilidade do Poder Legislativo perante a sociedade.

            Por isso, achei que deveria erguer-me para expressar a minha solidariedade a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/09/2001 - Página 22901