Discurso durante a 121ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

SOLIDARIEDADE AO PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL, RAMEZ TEBET, PELO INCIDENTE NA SESSÃO CONJUNTA DO CONGRESSO NACIONAL.

Autor
Lindberg Cury (PFL - Partido da Frente Liberal/DF)
Nome completo: Lindberg Aziz Cury
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • SOLIDARIEDADE AO PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL, RAMEZ TEBET, PELO INCIDENTE NA SESSÃO CONJUNTA DO CONGRESSO NACIONAL.
Publicação
Publicação no DSF de 27/09/2001 - Página 22903
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, RAMEZ TEBET, PRESIDENTE, SENADO, REPUDIO, AGRESSÃO, SESSÃO CONJUNTA, CONGRESSO NACIONAL.

            O SR. LINDBERG CURY (PFL -- DF. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, estou no Senado há poucos meses, mas, durante esse curto tempo, tive a oportunidade de acompanhar os debates que aqui se deram, às vezes calorosos, mas sempre com muito respeito por parte de todos os participantes.

            Acompanhamos o trabalho de V. Exª no Conselho de Ética, equilibrado, democrático. V. Exª soube ser enérgico nas horas certas e soube ser ponderado nos momentos em que se exigia ponderação e equilíbrio. São qualidades típicas de V. Exª.

            Atualmente, V. Exª preside a Casa mais importante da área política do nosso País: o Senado da República. O Senado é a elite da política, formado por ex-governadores, ex-ministros, ex-presidentes da república, pessoas que galgaram cargos, numa caminhada política muito grande até chegar a esta Casa.

            Aqui existe respeito. Nunca ouvi um desaforo de quem quer que estivesse presidindo esta Mesa nem de qualquer outro membro da Casa, nos debates normais. Porém, Sr. Presidente, V. Exª presidiu uma sessão do Congresso Nacional, o que é de uma importância transcendental, mas, lamentavelmente, não houve uma resposta à altura das colocações que foram feitas naquela noite. Senti-me constrangido - já havia assistido a uma cena como aquela anteriormente, quando o Presidente Edison Lobão também presidia uma sessão -, pois não havia consulta à Mesa, mas agressão. As pessoas ganham espaço gritando mais alto, levantando a voz de forma tão veemente que tumultua a sessão.

            Aquelas sessões são de natureza complexa. Analisar determinados regulamentos num momento em que se exige um raciocínio rápido não é fácil. Mas o Congresso precisa ser organizado.

            Lamentavelmente, assistimos a uma agressão ao Presidente, mas não apenas ao Presidente Ramez Tebet; houve uma agressão a um cidadão que ocupa um dos mais altos cargos do nosso País, o que exige, no mínimo, respeito. Os conflitos podem ser superados, mas a falta de respeito, não. Isso não podemos admitir numa sessão do Congresso.

            Quero, nesta oportunidade, oferecer a V. Exª a nossa solidariedade, o nosso respeito e dizer-lhe: Levante a cabeça e vá em frente!

            V. Exª está conquistando espaços: chegou a Ministro; hoje, é Presidente do Congresso Nacional. Talvez essa escalada vertiginosa tenha provocado reações dentro do nosso próprio setor político.

            Receba a nossa solidariedade, Sr. Presidente. Levante a cabeça e vá em frente!

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/09/2001 - Página 22903