Discurso durante a 121ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

SOLIDARIEDADE AO PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL, RAMEZ TEBET, PELO INCIDENTE NA SESSÃO CONJUNTA DO CONGRESSO NACIONAL.

Autor
Juvêncio da Fonseca (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Juvêncio Cesar da Fonseca
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • SOLIDARIEDADE AO PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL, RAMEZ TEBET, PELO INCIDENTE NA SESSÃO CONJUNTA DO CONGRESSO NACIONAL.
Publicação
Publicação no DSF de 27/09/2001 - Página 22903
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, RAMEZ TEBET, PRESIDENTE, SENADO, VITIMA, AGRESSÃO, SESSÃO CONJUNTA, CONGRESSO NACIONAL.
  • CRITICA, FALTA, DECORO PARLAMENTAR, CONGRESSISTA, DEFESA, ORADOR, PREVALENCIA, REGIMENTO COMUM.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, PRESIDENTE, CONGRESSO NACIONAL, IMPORTANCIA, LIDERANÇA, LEGISLATIVO.

            O SR. JUVÊNCIO DA FONSECA (PMDB - MS. Sem revisão do orador) -- Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é desnecessário dizer da minha solidariedade a V. Exª, Sr. Presidente; solidariedade não apenas como conterrâneo, não apenas como peemedebista, não apenas como amigo, mas porque creio que a Nação brasileira não tolera e jamais tolerará, pela sua índole, pela sua maneira de ser, terrorismo no nosso País. O que aconteceu ontem no plenário do Congresso foi um ato de terrorismo. Não se respeitou o Regimento, não se respeitou o vernáculo, não se respeitou o ambiente do Congresso Nacional.

            A exaltação do Congresso Nacional começa pelas expressões que se usam nos debates. Presume-se que quem chega ao Congresso Nacional tenha um mínimo de preparo para usar o microfone, para usar a tribuna. A maneira de falar, a maneira de se comunicar, a educação parlamentar é, antes de tudo, a base para que possamos fazer com que o Congresso Nacional represente, na verdade, a cultura e a história da nossa gente.

            V. Exª tem a nossa solidariedade e a nossa confiança.

            Conheço V. Exª há mais de 40 anos. Creio que V. Exª chegou aqui, no Congresso Nacional, num momento bom, no momento de realizar uma tarefa difícil, mas V. Exª sabe perfeitamente -- e sempre soube, na sua história, na sua vida --, resolver problemas sérios. V. Exª tem competência, tem experiência e, antes de tudo, tem humildade. Sabe o momento certo para agir, sabe convergir as lideranças em torno de si e sabe buscar o consenso. Sei que V. Exª também sabe aceitar as provocações, mas até certo ponto. Nós também temos que confiar em V. Exª para que faça prevalecer os postulados regimentais do Congresso Nacional.

            Eu disse hoje, na CCJ - que, graças a Deus, convalidou a nossa posição no Conselho de Ética de quinta-feira passada -, que o país sem respeito à lei é o país da anomia; e país da anomia é país da anarquia. Aqueles que preferem fazer anarquia não terão jamais um lugarzinho no coração do povo brasileiro, porque o povo brasileiro é paciente, é cristão, é humilde, mas é exigente no tratamento pessoal, e é exigente, tenho certeza absoluta disso, em relação ao comportamento dos homens públicos, que passam pelo momento difícil de passar a limpo a Nação brasileira.

            V. Exª tem tudo: a inteligência, a competência e a experiência para fazer com que, no Congresso Nacional, nos sintamos brasileiros ouvindo as expressões dos nossos companheiros.

            Nossa solidariedade e parabéns pelo trabalho de V. Exª!

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/09/2001 - Página 22903