Discurso durante a 121ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

SOLIDARIEDADE AO PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL, RAMEZ TEBET, PELO INCIDENTE NA SESSÃO CONJUNTA DO CONGRESSO NACIONAL.

Autor
José Eduardo Dutra (PT - Partido dos Trabalhadores/SE)
Nome completo: José Eduardo de Barros Dutra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • SOLIDARIEDADE AO PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL, RAMEZ TEBET, PELO INCIDENTE NA SESSÃO CONJUNTA DO CONGRESSO NACIONAL.
Publicação
Publicação no DSF de 27/09/2001 - Página 22904
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • COMENTARIO, TUMULTO, SESSÃO CONJUNTA, CONGRESSO NACIONAL, FALTA, EDUCAÇÃO, MANIFESTAÇÃO, DISCORDANCIA, DECISÃO, RAMEZ TEBET, PRESIDENTE, SENADO, OPINIÃO, ORADOR, INEXATIDÃO, AVALIAÇÃO, FATO, AUSENCIA, PREJUIZO, DEMOCRACIA, BRASIL.

            O SR. JOSÉ EDUARDO DUTRA (Bloco/PT - SE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu não pretendia intervir neste momento, mas fiquei preocupado com alguns pronunciamentos que procuram dar um caráter ao episódio de ontem que, efetivamente, ele não tem. Quero deixar bem claro que não estou justificando nem defendendo comportamentos ou adjetivações feitas a V. Exª por deputados, até porque todos conhecem a minha forma de atuar.

            Na sessão de hoje, eu iria pedir a palavra para repetir para V. Exª aquilo que havia dito ontem, durante a sessão do Congresso: que V. Exª havia sido profundamente infeliz em relação às decisões que tomou.

            Não é a primeira vez que acontecem interrupções de sessões do Congresso por tumulto no plenário. Elas foram suspensas e depois retomadas, e os episódios se restringiram àquilo que verdadeiramente significavam.

            Tentar fazer uma luta política e transformar o episódio de ontem em uma espécie de World Trade Center da democracia brasileira, convenhamos, é muito exagero, inclusive porque algumas das adjetivações, que repudio, que foram ditas ontem também o foram da tribuna desta Casa, em passado muito recente, e não ouvi ninguém pedir a palavra para fazer o repúdio às Lideranças que também utilizavam expressões grotescas e chulas.

            Sr. Presidente, existem várias formas de se demonstrar falta de educação. Existe a barulhenta, como aconteceu ontem, e existe a silenciosa, como aconteceu no plenário desta Casa por ocasião do discurso de V. Exª.

            Então, caros Colegas, vamos baixar a bola. A informação que tive é que, na reunião de Líderes, todos tiveram a oportunidade de expressar a sua solidariedade pessoal ao Presidente Ramez Tebet em função das acusações e das adjetivações, a qual eu também presto. No entanto, repito, tentar transformar o episódio de ontem, que já aconteceu em outras ocasiões quando o Congresso era presidido por outros presidentes, numa espécie de hecatombe da democracia, convenhamos, é querer muita coisa para um episódio que deveria se resumir àquilo que verdadeiramente foi: uma demonstração inequívoca de falta de educação.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/09/2001 - Página 22904