Discurso durante a 121ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

SOLIDARIEDADE AO PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL, RAMEZ TEBET, PELO INCIDENTE NA SESSÃO CONJUNTA DO CONGRESSO NACIONAL.

Autor
Nabor Júnior (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AC)
Nome completo: Nabor Teles da Rocha Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • SOLIDARIEDADE AO PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL, RAMEZ TEBET, PELO INCIDENTE NA SESSÃO CONJUNTA DO CONGRESSO NACIONAL.
Publicação
Publicação no DSF de 27/09/2001 - Página 22906
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • REPUDIO, ATUAÇÃO, CONGRESSISTA, DESRESPEITO, RAMEZ TEBET, PRESIDENTE, SENADO, MOTIVO, DIVERGENCIA, RESPOSTA, QUESTÃO DE ORDEM, DESPREPARO, DEMOCRACIA.
  • SOLIDARIEDADE, RAMEZ TEBET, PRESIDENTE, SENADO.

            O SR. NABOR JÚNIOR (PMDB - AC. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tive a oportunidade de participar da sessão de ontem do Congresso Nacional, quando V. Exª, pela primeira vez, presidia a mais alta Casa Legislativa do País. Fiquei, sinceramente, revoltado e decepcionado com o triste episódio ocorrido naquela Casa.

            Sei que a democracia oferece como pressuposto principal o uso do contraditório. É da essência do próprio regime democrático o contraditório. Se V. Ex.ª, como Presidente, decidiu a respeito de uma questão de ordem que não foi suficientemente assimilada pelo seu autor, como já foi dito aqui pelo Senador Lúcio Alcântara, caberia recurso, dentro do Regimento, para a Comissão de Constituição, e Justiça. Mas não foi isso o que se viu. Instalou-se ali um verdadeiro tumulto, onde não se respeitava a figura do Presidente do Congresso Nacional e da Instituição Legislativa que V. Exª representava naquele momento.

            Ressalto também que, dentro da minha visão, os autores daquelas cenas tão deprimentes demonstraram que não estão suficientemente preparados para conviver com a democracia, porque, se estivessem, não teriam provocado aquele espetáculo triste a que toda a população brasileira assistiu pela TV Senado.

            Receba a minha solidariedade e a do PMDB, Partido que V. Exª integra com muita honra e para o orgulho de todos nós.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/09/2001 - Página 22906