Pronunciamento de José Fogaça em 26/09/2001
Discurso durante a 121ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
SOLIDARIEDADE AO PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL, RAMEZ TEBET, PELO INCIDENTE NA SESSÃO CONJUNTA DO CONGRESSO NACIONAL.
- Autor
- José Fogaça (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RS)
- Nome completo: José Alberto Fogaça de Medeiros
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
- SOLIDARIEDADE AO PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL, RAMEZ TEBET, PELO INCIDENTE NA SESSÃO CONJUNTA DO CONGRESSO NACIONAL.
- Publicação
- Publicação no DSF de 27/09/2001 - Página 22906
- Assunto
- Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
- Indexação
-
- APOIO, RAMEZ TEBET, PRESIDENTE, SENADO, VITIMA, DESRESPEITO, CONGRESSISTA, SESSÃO CONJUNTA.
- NECESSIDADE, RESPEITO, INSTITUIÇÃO DEMOCRATICA, BENEFICIO, DEMOCRACIA.
O SR. JOSÉ FOGAÇA (PMDB - RS. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, manifesto a minha solidariedade a V. Exª em razão de ter sido objeto de descortesia e má educação política ontem na sessão do Congresso Nacional.
V. Exª é o Presidente do Congresso, é o Presidente do Senado e, portanto, o respeito a essa condição é o respeito à ordem democrática. Minha preocupação é com V. Exª pelo que representa, mas, também, principalmente, é com as minorias e com aqueles que podem ser as primeiras vítimas da desordem e da quebra das regras democráticas.
Geralmente, as primeiras vítimas das rupturas, da perda do respeito ao Estado de Direito, à democracia, às regras mínimas do comportamento, da civilidade política, são aqueles que se manifestam de maneira desrespeitosa e mal-educada em situações como essas.
A minha preocupação, portanto, Sr. Presidente, ao dizer isso, é no sentido de que tanto o Senado Federal quanto o Congresso Nacional devam assegurar a V. Exª a solidariedade que o ritual do cargo exige, porque a democracia também não prescinde desses elementos. A ordem democrática não pode dispensar esse ritual, essa liturgia do cargo. Isso faz parte do sistema, do respeito à democracia, às instituições, às liberdades.
É em defesa das minorias, dos mais fracos, dos menos protegidos, que se deve exigir o respeito também a essas instituições que fazem parte da democracia. Porque, geralmente, estas minorias, os menos protegidos, são os que mais sofrem, são as primeiras vítimas, quando há um rompimento da ordem e da democracia.
Portanto, muito mais em razão disso, neste momento, ressalto a importância de respeitarmos aquele que é o Presidente do Congresso Nacional.