Discurso durante a 121ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REIVINDICAÇÃO DE AUDIENCIA DOS TRABALHADORES RURAIS, PRESENTES EM BRASILIA, COM O PRESIDENTE DA REPUBLICA.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA. MOVIMENTO TRABALHISTA.:
  • REIVINDICAÇÃO DE AUDIENCIA DOS TRABALHADORES RURAIS, PRESENTES EM BRASILIA, COM O PRESIDENTE DA REPUBLICA.
Publicação
Publicação no DSF de 27/09/2001 - Página 22932
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA. MOVIMENTO TRABALHISTA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, OFICIO, AUTORIA, MOVIMENTO TRABALHISTA, TRABALHADOR RURAL, SEM-TERRA, REMESSA, PRESIDENTE, CONGRESSO NACIONAL, REIVINDICAÇÃO, REALIZAÇÃO, AUDIENCIA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MOTIVO, NECESSIDADE, DEBATE, POLITICA AGRICOLA.
  • APOIO, ORADOR, HELOISA HELENA, GERALDO CANDIDO, JOSE EDUARDO DUTRA, SENADOR, CONCLAMAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATENDIMENTO, SOLICITAÇÃO, AUDIENCIA.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs Senadores, o Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura e inúmeros representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MST, do Movimento dos Pequenos Agricultores, MPA, da Articulação Nacional das Mulheres Trabalhadoras Rurais, da Frente Sul da Agricultura Familiar, do Movimento dos Atingidos por Barragem há pouco estiveram no gabinete do Presidente do Senado Federal, Senador Ramez Tebet, pedindo o empenho de S. Exª para conseguir uma audiência com o Presidente Fernando Henrique Cardoso. Pretendem essas instituições discutir alguns problemas relativos à agricultura, à reforma agrária e ao financiamento para agricultores - sobretudo os pequenos agricultores, as cooperativas e as famílias de trabalhadores assentados.

            No ofício que encaminharam ao Presidente - o qual solicito seja transcrito na íntegra nos Anais do Senado -, verifica-se como a política agrícola, de um lado, resultou no crescimento da produção brasileira de grãos - de 76 milhões toneladas para 97 milhões de toneladas, no período de 1995 a 2000 - e, de outro lado, na queda do Produto Interno Bruto da atividade primária da agricultura - de 43 bilhões para 40 bilhões, no mesmo período -, segundo estimativas da USP/Esalq. Esses dados mostram que nem sempre aquilo que constitui um esforço dos agricultores resulta em melhor valor real de renda de sua atividade.

            Também é possível constatar, nesse ofício, como os esforços de realização de reforma agrária estão muito aquém dos objetivos que constituem a aspiração dos trabalhadores brasileiros.

            Assim, Sr. Presidente, estão também presentes no Palácio do Planalto quase mil trabalhadores, representantes dos mais diversos Estados brasileiros, solicitando que se realize essa audiência com o Presidente da República.

            O Ministro Raul Jungmann informou que irá recebê-los, juntamente com representes do Ministério da Fazenda e da Casa Civil. O Ministro Aloysio Nunes Ferreira, da Secretaria de Governo, informou-me que será o Ministro Raul Jungmann que realizará, primeiramente, esse diálogo.

            Entretanto, seria importante que o Presidente Fernando Henrique Cardoso, que, com muita freqüência, recebe empresários tanto de empresas nacionais como de multinacionais e/ou estrangeiras e representantes das grandes instituições financeiras, possa também dar a devida atenção ao clamor, ao apelo, ao anseio dos trabalhadores.

            Os Senadores Heloísa Helena, Geraldo Cândido e José Eduardo Dutra - que solicitou audiência ao Presidente da Casa, Senador Ramez Tebet - e todos nós estamos conclamando a autoridade máxima do Poder Executivo, o Presidente Fernando Henrique Cardoso, para atender a essa solicitação de audiência.

            Sr. Presidente, agradeço o deferimento do requerimento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/09/2001 - Página 22932