Discurso durante a 126ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio à criação, pela Caixa Econômica Federal, da Superintendência Nacional de Produtos de Repasse destinada à gestão de verbas governamentais para financiamento habitacional.

Autor
Fernando Matusalém (PPB - Partido Progressista Brasileiro/RO)
Nome completo: Matusalém Gonçalves Fernandes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA HABITACIONAL.:
  • Apoio à criação, pela Caixa Econômica Federal, da Superintendência Nacional de Produtos de Repasse destinada à gestão de verbas governamentais para financiamento habitacional.
Publicação
Publicação no DSF de 04/10/2001 - Página 23933
Assunto
Outros > POLITICA HABITACIONAL.
Indexação
  • APOIO, CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF), CRIAÇÃO, SUPERINTENDENCIA, AMBITO NACIONAL, PRODUTO, REPASSE, MELHORIA, GESTÃO, RECURSOS FINANCEIROS, GOVERNO FEDERAL, FINANCIAMENTO, CASA PROPRIA, ATENDIMENTO, REIVINDICAÇÃO, POPULAÇÃO.
  • ELOGIO, ESCOLHA, FLAVIO PIN, SUPERINTENDENTE, CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. FERNANDO MATUSALÉM (Bloco - PPB/RO) -Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Caixa Econômica Federal tem prestado relevantes serviços à sociedade brasileira, notadamente no que concerne à questão da moradia.

            Há muitos anos a população identifica na ação da Caixa uma harmoniosa convivência entre os interesses financeiros, decorrentes de sua característica própria, e os interesses e ações sociais desse estabelecimento.

            No decorrer dos anos novas tarefas e funções foram assimiladas pelo estabelecimento, com a sociedade brasileira, além de suas características operações financeiras e de financiamento da casa própria.

            Neste particular convém destacar as atribuições delegadas pelo poder público federal em especial no que tange ao repasse de recursos financeiros federais e a conseqüente gestão administrativa dos mesmos.

            O crescimento dessa atividade, contudo, acabou por criar dificuldades operacionais. Até críticas isoladas surgiram. Tornava-se imperiosa uma providência que trouxesse uma efetiva transparência de todo o processo.

            O Presidente da CEF, Dr. Emílio Carazzai, objetivando não só agilizar o processo como viabilizar um atendimento mais rápido, optou pela criação da Superintendência Nacional de Produtos de Repasse, que tem como função principal a gestão desses repasses e ação política decorrente dos mesmos.

            Essa iniciativa da administração central encontrou junto a classe política e ao setor empresarial uma ampla resposta positiva, eis que viabilizou uma imediata e rápida resposta aos pleitos vinculados aos repasses.

            Ademais a feliz escolha do seu Superintendente, na pessoa do Doutor Flávio Pin, mostra o quanto encontram-se afinadas as ações administrativas e as políticas governamentais, possibilitando um melhor e mais direcionado atendimento dos pleitos do povo e da gente dos mais diferentes recantos de nossa terra.

            Manifesto, pois, da tribuna do Senado Federal, como representante do Estado de Rondônia, o meu apoio e o meu entusiasmo pela criação da Superintendência Nacional de Produtos de Repasse, já que a providência atende aos mais legítimos interesses do cidadão brasileiro.

            Era o que tinha a dizer.


            Modelo14/25/2410:14



Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/10/2001 - Página 23933