Discurso durante a 131ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Realização da Expedição Américo Vespúcio 2001, no período de 5 de novembro a 6 de dezembro do corrente, por ocasião das comemorações pelos 500 anos de descobrimento do Rio São Francisco.

Autor
Maria do Carmo Alves (PFL - Partido da Frente Liberal/SE)
Nome completo: Maria do Carmo do Nascimento Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Realização da Expedição Américo Vespúcio 2001, no período de 5 de novembro a 6 de dezembro do corrente, por ocasião das comemorações pelos 500 anos de descobrimento do Rio São Francisco.
Publicação
Publicação no DSF de 10/10/2001 - Página 24253
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, APROVAÇÃO, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DO VALE DO SÃO FRANCISCO (CODEVASF), PARCERIA, MINISTERIO DA CULTURA (MINC), PROGRAMA CULTURAL, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO, DESCOBERTA, RIO SÃO FRANCISCO, REALIZAÇÃO, EXPEDIÇÃO, ITINERARIO, NASCENTE, FOZ, OBJETIVO, INTEGRAÇÃO, POPULAÇÃO, VALE DO SÃO FRANCISCO, INICIO, PROJETO, RECUPERAÇÃO, BACIA HIDROGRAFICA, ZONEAMENTO ECOLOGICO-ECONOMICO, CRIAÇÃO, COMITE, BACIA, CAMPANHA EDUCACIONAL, PRESERVAÇÃO, PROMOÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, MUNICIPIOS, DIAGNOSTICO, CAPACIDADE, TURISMO, PATRIMONIO CULTURAL, RECURSOS NATURAIS, DIVULGAÇÃO, MATERIAL, ATRAÇÃO, INVESTIMENTO, EMPREGO, RENDA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            A SRª MARIA DO CARMO ALVES (PFL - SE. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu gostaria de trazer ao conhecimento dos nobres Pares desta Casa que o Ministério da Integração Nacional, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, a Codevasf, em parceria com o Ministério da Cultura, aprovou o Projeto Cultural "Velho Chico 500 Anos", para comemorações de descoberta do rio São Francisco por Américo Vespúcio.

            Nessas comemorações, será realizada uma expedição no período de 5 de novembro a 6 de dezembro deste ano, denominada "Expedição Américo Vespúcio - 2001", em que será percorrido todo o rio São Francisco, da nascente à foz. Vale ressaltar que, da Serra da Canastra até Pirapora, cerca de 700 quilômetros, o trecho não foi ainda explorado por expedições desde a saga dos bandeirantes.

            A referida expedição pretende promover a interação entre o povo do Vale do São Francisco e as pessoas que anunciaram o compromisso de atuar na conquista de melhores condições de vida para essa população. O objetivo principal da proposta é a preservação, a recuperação e o respeito ao rio, às suas nascentes e mananciais, discutindo os meios para a sua revitalização. Assim, pretende-se sensibilizar a população local e a opinião pública para diversas vertentes:

            1 - dar início ao programa de revitalização da bacia e sub-bacias do rio São Francisco;

            2 - dar início ao programa de zoneamento ecológico-econômico do Vale do São Francisco;

            3 - criar os comitês de bacias e sub-bacias;

            4 - educar para a necessidade da preservação ambiental;

            5 - realizar audiências públicas, buscando compromissos de cada uma das cidades banhadas pelo rio ou próximas a ele e, por extensão, a todos os 504 municípios do Vale do São Francisco;

            6 - diagnosticar o potencial turístico do Vale do São Francisco;

            7 - elaborar o inventário de varredura do patrimônio cultural e natural ao longo das margens do rio São Francisco - da Serra da Canastra até o oceano Atlântico;

            8 - disponibilizar à comunidade do Vale os produtos culturais registrados durante as atividades do projeto, para utilização nas escolas, bibliotecas, mídia local e espaços comunitários;

            9 - atrair investimentos para a geração de renda e emprego.

            Resumindo, o movimento continuará em workshops e audiências públicas a partir de 6 de dezembro, com discussão dos resultados, considerações e apresentação de propostas baseadas nos levantamentos das potencialidades e vulnerabilidades do Vale.

            Por isso, esperamos total engajamento de todas as estruturas públicas envolvidas, de forma que possamos, efetivamente, socorrer o nosso Velho Chico.

            Muito obrigada.


            Modelo11/5/253:02



Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/10/2001 - Página 24253