Discurso durante a 132ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Regozijo com a parceria firmada entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade e a Central Sindical Social Democracia Sindical, com vistas a garantir a requalificação dos trabalhadores da área de Turismo e Hospitalidade.

Autor
Moreira Mendes (PFL - Partido da Frente Liberal/RO)
Nome completo: Rubens Moreira Mendes Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE EMPREGO.:
  • Regozijo com a parceria firmada entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade e a Central Sindical Social Democracia Sindical, com vistas a garantir a requalificação dos trabalhadores da área de Turismo e Hospitalidade.
Publicação
Publicação no DSF de 11/10/2001 - Página 24503
Assunto
Outros > POLITICA DE EMPREGO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, REGISTRO, ANAIS DO SENADO, ACORDO, PARCERIA, CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA, TURISMO, HOSPEDAGEM, CENTRAL SINDICAL, OBJETIVO, QUALIFICAÇÃO, TRABALHADOR, BRASIL.
  • ELOGIO, ACORDO, PARCERIA, PROMOÇÃO, CURSOS, MELHORIA, QUALIFICAÇÃO, TRABALHADOR, TURISMO, HOSPEDAGEM, BENEFICIO, CONCORRENCIA, GLOBALIZAÇÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            FUNDO DE AMPARO AO TRABALHADOR

            O SR. MOREIRA MENDES (PFL - RO) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, depois de longos períodos de ampla divulgação, pela mídia de todo o Brasil, sobre as suspeitas de desvio de verbas do Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT, que mais uma vez suscitou, com justa razão, revolta e perplexidade em todo o povo brasileiro, quero, nesta tarde, dar uma boa notícia.

            É com grande satisfação que solicito o registro nos Anais desta Casa de um belíssimo exemplo de idoneidade no uso dos recursos do FAT. Chamo a atenção de V. Exªs. para uma feliz parceria celebrada entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade e a Central Sindical SDS (Social Democracia Sindical), com vistas a garantir reqüalificação profissional a trabalhadores da área de Turismo e Hospitalidade de todo o Brasil.

            Trata-se do Fórum Nacional de Turismo, Gastronomia e Hospitalidade que está sendo realizado em 45 cidades brasileiras, incluindo aí 15 capitais, que são: o Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Belo Horizonte, João Pessoal, Natal, Recife, Goiânia, Campo grande, Manaus, Aracaju e Maceió, Fórum este que teve por objetivo estabelecer metas e critérios para a capacitação profissional do setor. 

            Os cursos tiveram início no final de agosto e se encerram nesta semana. Além do Ministério do Trabalho que viabilizou o projeto mediante o FAT, o Fórum contou também com o apoio das seguintes instituições: EMBRATUR; Universidade de Brasília; Uni Capital; CNTur; FENACTUR; FEBRAC; ABRASEL; ABIH; ABAV; ABRESI; AEOC; Frente Parlamentar de Turismo e Subcomissão Permanente do Turismo da Câmara dos Deputados.

            Foram formadas 11 equipes de profissionais qualificados e graduados na área de Turismo e Hospitalidade, para atender cerca de 10 mil trabalhadores vinculados às áreas de turismo e hotelaria. O programa dos cursos foi desenvolvido com base nas exigências e desafios impostos pela concorrência internacional e pela globalização.

            Além de visar à implementação do Turismo a partir da formação de mão-de-obra qualificada, o Fórum serviu como instrumento de pesquisa do perfil dos trabalhadores do setor que será analisado e estudado pelo Instituto de Hospitalidade.

            Vale ressaltar que o empenho da CONTRATUH, sob o comando do seu Diretor Presidente Moacyr Roberto Tesch Auresvald, é baseado no princípio de que não adianta receber os seis milhões de dólares que estão sendo investidos em mais de 300 novos hotéis, parques aquáticos e outros investimentos de turismo se não tivermos pessoal qualificado para prestar serviços à altura que o turista está esperando e merece. E acrescento: é preciso investir mais na capacitação e formação da mão de obra especializada.

            Portanto, em nome da subcomissão de Turismo do Senado, a qual tenho a honra de presidir, louvo a iniciativa da SDS(Social Democracia Sindical) e da CONTRATUH, entidade cujo trabalho e realizações venho acompanhando, e que tanto tem contribuído na defesa dos trabalhadores do setor e para a implementação do turismo nacional.

            Muito obrigado.


            Modelo15/19/249:24



Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/10/2001 - Página 24503