Pronunciamento de Lúcio Alcântara em 11/10/2001
Discurso durante a 133ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Divulgação do relatório e do balanço social das atividades do Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE, referentes a este ano.
- Autor
- Lúcio Alcântara (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
- Nome completo: Lúcio Gonçalo de Alcântara
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
EDUCAÇÃO.
POLITICA SOCIO ECONOMICA.:
- Divulgação do relatório e do balanço social das atividades do Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE, referentes a este ano.
- Publicação
- Publicação no DSF de 12/10/2001 - Página 24673
- Assunto
- Outros > EDUCAÇÃO. POLITICA SOCIO ECONOMICA.
- Indexação
-
- DIVULGAÇÃO, RELATORIO, APRESENTAÇÃO, DADOS, ATUAÇÃO, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), INTEGRAÇÃO, EMPRESA, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, ELOGIO, APOIO, ESTUDANTE, ESTAGIO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, REALIZAÇÃO, CONFERENCIA, SEMINARIO, DEBATE, PARTICIPAÇÃO, CAMPANHA NACIONAL, COMBATE, DROGA, BENEFICIO, CIDADANIA, POLITICA SOCIO ECONOMICA.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. LÚCIO ALCÂNTARA (Bloco/PSDB - CE ) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), produto do pioneirismo de um grupo de professores e empresários que, há 37 anos, se reuniram em torno do ideal de criar para o jovem estudante a possibilidade de uma formação integral, com o futuro ingresso no mercado de trabalho, acaba de divulgar o relatório e o balanço social de suas atividades, referentes ao exercício findo.
Promovendo a associação do conjunto de empresas com as instituições de ensino, o Centro, que é hoje considerado a maior organização não-governamental (ONG) do País, constitui referência nacional na área de estágio e preparação de estudantes, assim contribuindo, de forma consistente e eficaz, para o desenvolvimento sustentado.
Como nos esclarece o Presidente Antônio Jacinto Caleiro Palma, do Conselho Diretor do CIEE Nacional, os documentos referenciados indicam a dimensão do crescimento da instituição, que “chega ao terceiro milênio de portas abertas” para o novo tempo.
Agente de integração entre o meio acadêmico e o mundo empresarial, o Centro identifica as melhores oportunidades para estágio nas empresas e, mediante um processo de profissionalização, contribui para a consolidação da cidadania e a promoção do desenvolvimento.
Esses estágios, estabelecidos, sem qualquer custo, em convênios com instituições de ensino de todo o País, são acompanhados integralmente pela empresa, pela escola e pelos estudantes, que têm cobertura integral de despesas médicas e hospitalares, no caso de acidentes pessoais.
O CIEE acompanha todo o processo, exigindo o cumprimento de parâmetros de qualidade e competência, aferidos junto às instituições de ensino e às empresas. Em outra etapa, atende às demandas daquelas de pequeno, médio e grande porte, promovendo o recrutamento e a seleção de estagiários e recém-formados, a partir da divulgação das oportunidades de emprego.
No processo destinado a formar profissionais, o Programa de Desenvolvimento Estudantil prepara o aluno para as demandas do mercado de trabalho, com a realização de cursos, de visitas às empresas e outras ocupações, facilitando a obtenção de oportunidades de estágio.
Entre os cursos, devem ser citados o de redação e interpretação de textos e atualização gramatical; o de Informática, incluindo programas de processadores de textos, Internet, fibra ótica e tecnologia de rede. O CIEE, como responsável pelas dependências físicas dos cursos, fornece o material necessário e organiza o grupo de estagiários.
Também, desenvolve programas internacionais, compreendendo a visitação de empresas no exterior, a realização de estágios, de cursos de idiomas, de graduação, pós-graduação e mestrado. Com essas finalidades, estabeleceu parcerias com a União Cultural Brasil-Estados Unidos, Aliança Francesa e Associazione Marchigiani Nel Mondo, para o ensino gratuito de inglês, francês e italiano aos estudantes.
Com o programa de palestras, o CIEE quer ampliar o contato de empresas, associações profissionais e estudantes, para a discussão e reflexão de temas relevantes da atualidade brasileira, visando a realização conjunta de ações para o desenvolvimento da sociedade e do Brasil.
Foram realizados o Ciclo de Palestras sobre Recursos Humanos, reunindo profissionais e acadêmicos para discutir as condições do mercado de trabalho e o progresso das pessoas; o Fórum de Debates sobre a Realidade Brasileira, juntando autoridades do Governo, empresários, acadêmicos e outras personalidades notáveis, para discutir temas da atualidade.
As palestras, realizadas nesta Capital, tiveram como objetivo, também, oferecer à classe política, empresários, profissionais, educadores e estudantes a oportunidade para a discussão, reflexão e difusão de temas importantes.
Além disso, promove, em conjunto com os mais importantes veículos de comunicação, simpósios e seminários sobre a educação e o terceiro setor, considerado fundamental para o crescimento sustentado do País
Dessas atividades já participaram a Gazeta Mercantil e O Estado de S. Paulo. Discutiram-se temas relacionados “à dignidade humana e como enfrentar o desafio da exclusão social” e promoveu-se a realização do Simpósio sobre Educação, quando foram entregues o prêmio Professor Emérito e o Troféu Guerreiro da Educação.
No ano passado, o extenso elenco de contribuições do CIEE à causa educacional compreendeu, ainda, a realização da quarta Expo CIEE, em parceria com as maiores empresas nacionais e estrangeiras da área de Informática, e o desenvolvimento de programas de capacitação profissional e cidadã, como o Alfabetização Gratuita de Adultos; o Alfabetização Solidária; o de Orientação e Informação Profissional; e o Adolescência & Cidadania.
É relevante citar, ainda, a manutenção do Banco de Informações Profissionais e Educacionais; a participação na Campanha Nacional Antidrogas nas Escolas Superiores e a promoção do Concurso CIEE-SENAD, sobre a importância da prevenção ao uso de tóxicos.
É de se destacar que o CIEE é órgão divulgador do Programa de Estágio para Portadores de Deficiência; participante do Programa de Doação de Máquinas Braille e dos projetos de Capacitação Educacional e Profissional; do Universitário Empreendedor e do Estudante Voluntário-Universidade Cidadã. Mantém, com um grande estabelecimento bancário, parceria destinada ao atendimento exclusivo de estudantes estagiários; publica a Revista Agitação, com 60 mil exemplares distribuídos gratuitamente, e a Coleção CIEE, que visa o exercício prático do debate e da cidadania. Conta, ainda, com um site disponibilizado na Internet, antes citada, que constitui fonte permanente de informações para estudantes, educadores e profissionais em geral.
É de sua responsabilidade a divulgação interna do Boletim CIEE; a publicação da coluna jornalística CIEE Informa; a distribuição do Guia Prático do Estágio e do Manual do Estagiário; e a manutenção dos programas de televisão Frente a Frente e Diálogo Nacional.
Finalmente, registramos que, no ano 2000, o CIEE prestou atendimento a mais de um milhão de estudantes; concedeu 872 mil bolsas-auxílio e gerou 121 mil vagas de estágio. Com um total de 48 mil empresas convenentes, preparou ou treinou para estágio 70 mil estudantes.
O notável desempenho que aqui resumimos, ao comentar esses importantes documentos do CIEE, confirma o acerto das medidas de seus administradores e reconhece a valiosa contribuição de sua aplicada equipe.
São todos, portanto, credores de nossa admiração e aplauso, e de quantos mais lhes reconhecem a imensa dedicação ao Ensino, no exercício da elevada tarefa de formar a mão-de-obra especializada, cada vez mais exigida por um setor produtivo em acelerada e contínua expansão.
Era o que tínhamos a dizer.
Modelo11/19/2512:50