Discurso durante a 134ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem ao Dia do Professor, felicitando a categoria do Estado do Rio Grande do Sul. Defesa das negociações entre o Governo e os professores das universidades públicas, em greve por melhores salários e condições de trabalho.

Autor
José Fogaça (PPS - CIDADANIA/RS)
Nome completo: José Alberto Fogaça de Medeiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. MOVIMENTO TRABALHISTA.:
  • Homenagem ao Dia do Professor, felicitando a categoria do Estado do Rio Grande do Sul. Defesa das negociações entre o Governo e os professores das universidades públicas, em greve por melhores salários e condições de trabalho.
Publicação
Publicação no DSF de 16/10/2001 - Página 24765
Assunto
Outros > HOMENAGEM. MOVIMENTO TRABALHISTA.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA, PROFESSOR, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), SOLIDARIEDADE, GREVE, REIVINDICAÇÃO, MELHORIA, SALARIO, CONDIÇÕES DE TRABALHO, DEFESA, NEGOCIAÇÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

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            O SR. JOSÉ FOGAÇA (Bloco/PPS - RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, agradeço ao Senador Mauro Miranda por ter cedido a mim sua vez de falar, porque não quero deixar que se encerre a sessão sem que eu tenha a oportunidade de registrar a minha solidariedade para com os professores deste País. Presto ainda minha homenagem a todos os professores do Brasil neste dia tão marcante e importante para nossa vida cultural, política e institucional.

            Em primeiro lugar, os professores federais estão em uma luta reivindicando melhores salários, melhores condições de trabalho, enfim, em uma luta que é - do ponto de vista dos seus interesses, dos seus direitos - procedente.

            Sempre encaramos essas questões políticas como temas que exigem de fato uma atenção, uma profundidade, uma agudeza de sentidos total. É preciso equacionar esse problema democraticamente, porque a política, na realidade, não é um jogo entre uma verdade e uma mentira apenas, pois isso seria simples e fácil demais. Às vezes, uma equação política é uma solução entre duas verdades. De um lado, a verdade dos professores, que têm seus direitos, suas necessidades, sua história, seu trabalho, seus compromissos e, de outro lado, o problema de um Governo que tem dificuldades também do ponto de vista dos recursos para fazer frente a essas demandas. São duas verdades. E, nessa hora, a maior homenagem que podemos render aos professores é defender a negociação, o diálogo aberto e amplo, a busca de uma solução mediante o acordo entre as partes. O diálogo é o caminho que defendemos e que projetamos como solução para esse problema.

            Presto uma homenagem específica aos professores do meu Estado, o Rio Grande do Sul, principalmente os do ensino público. Não posso deixar de registrar que também os professores do ensino privado, que nem sempre são lembrados, nem sempre têm o registro do seu trabalho neste dia, lutam com dificuldades, são imensamente dedicados à sua tarefa, vivem com muita dignidade e intensidade o seu papel social e merecem a nossa homenagem, o nosso reconhecimento.

            Portanto, rendo aos professores do ensino público e particular do Rio Grande do Sul minha solidariedade e homenagem a suas lutas neste dia.

            Era esse o registro que queria fazer. Agradeço mais uma vez ao Senador Mauro Miranda por haver me cedido a vez e a oportunidade de falar neste momento.

            Sr. Presidente, muito obrigado.


            Modelo15/17/242:19



Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/10/2001 - Página 24765