Discurso durante a 138ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Necessidade do fortalecimento das Escolas Técnicas Federais. Apelo às partes envolvidas no movimento grevista das universidades federais pela retomada das negociações.

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO. MOVIMENTO TRABALHISTA.:
  • Necessidade do fortalecimento das Escolas Técnicas Federais. Apelo às partes envolvidas no movimento grevista das universidades federais pela retomada das negociações.
Publicação
Publicação no DSF de 20/10/2001 - Página 25656
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO. MOVIMENTO TRABALHISTA.
Indexação
  • REGISTRO, NECESSIDADE, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), GOVERNO FEDERAL, REFORÇO, ESCOLA TECNICA FEDERAL, IMPORTANCIA, FORMAÇÃO, MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA, BENEFICIO, SOCIEDADE, BRASIL.
  • DEFESA, NEGOCIAÇÃO, REPRESENTAÇÃO CLASSISTA, PROFESSOR, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), OBJETIVO, REAJUSTE, SALARIO, SOLUÇÃO, GREVE, PROFESSOR UNIVERSITARIO, ESCOLA TECNICA FEDERAL.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), AVALIAÇÃO, GREVE, PROFESSOR UNIVERSITARIO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, serei rápido, até para que outros oradores possam também usar da palavra.

            Nesta manhã, farei um registro e um apelo. Primeiro, o registro: trata-se da necessidade que têm o País, o Ministério da Educação, o Governo, a sociedade de que sejam fortalecidas as escolas técnicas federais, que, nos últimos anos, começaram a ocupar um espaço extremamente importante perante a sociedade e transformaram-se em centros de formação de mão-de-obra bastante qualificada.

            Registro, por exemplo, o trabalho desenvolvido pela Escola Técnica Federal de Roraima. Essa escola foi construída por mim, quando Governador, e hoje, sem dúvida nenhuma, é uma escola de excelência e atua de forma a transformar a realidade do novo Estado de Roraima. Com a participação de professores e alunos, a Escola tem dado demonstrações importantes de conhecimento e tecnologia.

            As escolas técnicas estão-se esforçando também no sentido de apresentarem não só cursos técnicos, mas também cursos de nível superior na área de tecnologia. Já há um pleito feito pela Escola Técnica de Roraima. Quero reforçá-lo pessoalmente, pedindo ao Ministro Paulo Renato para que antecipe, agilize e amplie as condições de funcionamento dessa Escola. Quero também conclamar os Srs. Senadores e Deputados para que, no Orçamento da União, ampliemos os recursos para os Cefets, para as escolas técnicas, com a finalidade de dar melhores condições de funcionamento a essas entidades.

            Sr. Presidente, quanto ao apelo que faço, também diz respeito, em parte, às escolas técnicas: que se busque uma solução para a greve dos professores universitários e das escolas técnicas. Sem dúvida alguma, a situação está ficando insustentável. O Governo já acenou à possibilidade ou de reajustes salariais ou da absorção da Gratificação de Atividades Especiais (GAE) pelo salário dos professores e dos servidores. Portanto, entendemos que é chegado o momento de todos os lados cederem um pouco para que termine essa greve, que na verdade prejudica principalmente a sociedade brasileira.

            Não podemos permitir que o semestre letivo das universidades seja perdido. Não pode haver a postergação ou o cancelamento dos vestibulares do final deste ano. Portanto, é fundamental que tanto as entidades representativas dos professores quanto o Ministério da Educação cheguem a um entendimento, cheguem a um consenso, encontrem uma solução que atenda principalmente à sociedade.

            Deixo aqui o meu apelo para que a sociedade, representada por professores e Governo, chegue a esse entendimento, pondo fim a essa greve e restabelecendo o ensino nas universidades e nas escolas técnicas.

            Por conta disso, Sr. Presidente, peço a transcrição da matéria de O Estado de S.Paulo, “Parlamentares farão proposta para fim da greve”, que foi publicada na imprensa.

            Muito obrigado.

 

            **************************************************************************

            DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO, INSERIDO NOS TERMOS DO ART. 210 DO REGIMENTO INTERNO.

            *********************************************************************************

 

            


            Modelo15/3/247:53



Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/10/2001 - Página 25656