Pronunciamento de Casildo Maldaner em 23/10/2001
Discurso durante a 140ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Defesa da autonomia do PMDB na apresentação de candidato próprio às eleições presidenciais. Registro das pré-candidaturas do Governador Itamar Franco e do Senador Pedro Simon.
- Autor
- Casildo Maldaner (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
- Nome completo: Casildo João Maldaner
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA PARTIDARIA.:
- Defesa da autonomia do PMDB na apresentação de candidato próprio às eleições presidenciais. Registro das pré-candidaturas do Governador Itamar Franco e do Senador Pedro Simon.
- Publicação
- Publicação no DSF de 24/10/2001 - Página 25862
- Assunto
- Outros > POLITICA PARTIDARIA.
- Indexação
-
- INFORMAÇÃO, REALIZAÇÃO, CONVENÇÃO MUNICIPAL, BRASIL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB).
- DEFESA, REALIZAÇÃO, CONVENÇÃO NACIONAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), AUTONOMIA, ESCOLHA, CANDIDATO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REGISTRO, INSCRIÇÃO, ITAMAR FRANCO, GOVERNADOR, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), PEDRO SIMON, SENADOR.
| SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. CASILDO MALDANER (PMDB - SC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o PMDB realizou, no último domingo, as convenções municipais do nosso partido em todos os quase cinco mil Municípios no País inteiro. E como presido o Partido no meu Estado, Santa Catarina, sei como têm sido concorridas as nossas convenções municipais no Brasil inteiro.
O nosso Partido, em função da última convenção nacional, no dia 9 de setembro, resolveu proclamar prévias para escolher o nosso candidato à Presidência da República no próximo dia 20 de janeiro. Em função disso, entendo a discussão ocorrida no último domingo em todos esses Municípios como uma tese de que o nosso Partido deve seguir um caminho próprio, conforme decidido soberanamente na convenção nacional.
Com o maior respeito a quem quer que seja, esse caminho próprio é um entendimento nosso. Deveremos acatar a vontade de uma convenção soberana nacional, pois é a vontade da maioria de um partido que, há mais de 30 anos, nas horas mais difíceis, nunca usou máscara, ou seja, sempre foi o mesmo, na bonança e na tempestade.
E quando se aproximam as prévias de 20 de janeiro, o Partido deve seguir nessa direção. Ainda mais que hoje o Governador Itamar Franco e o Senador Pedro Simon irão à sede nacional do PMDB para fazerem as suas inscrições para as prévias de 20 de janeiro. Assim, não há por que o PMDB tergiversar, não há por que titubear, não há por que pensar em coisas diferentes, como por exemplo, se o Partido deve sentar para conversar ou não. Nem o Presidente do Partido tem condições, hoje, de fazer uma proposta de entendimento para o primeiro turno. É claro que, havendo o segundo turno, e se nosso Partido não entrar nesse segundo turno, vamos dialogar. Mas a inscrição em um campeonato nacional à Presidência da República é um direito nosso, como também é um direito dos demais partidos políticos. Se não houver decisão no primeiro turno, sentaremos para conversar a respeito do segundo turno.
Nas caminhadas de que participei nas últimas convenções municipais - não só eu, mas também o próprio Deputado Renato Vianna, que representa Blumenau, toda aquela região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, e que inclusive é Secretário Nacional do nosso Partido - senti que esse pensamento é latente, é palpitante em todo o Brasil.
Por isso deixamos aqui, em poucas palavras, o nosso pensamento. Temos que seguir esse caminho agora. Não vemos outra saída, Sr. Presidente. Consideramos isso fundamental para o Partido. E fazemos este registro porque o Governador Itamar Franco e o Senador Pedro Simon vão fazer suas inscrições hoje, como já dissemos. Com isso, sacramenta-se uma decisão da convenção nacional do nosso Partido.
Modelo12/14/264:23