Discurso durante a 142ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do relatório parcial das atividades desenvolvidas em 2001 pela Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Registro do relatório parcial das atividades desenvolvidas em 2001 pela Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 26/10/2001 - Página 26100
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • ANALISE, PUBLICAÇÃO, SECRETARIA, COMUNICAÇÃO SOCIAL, SENADO, RELATORIO, ATUAÇÃO, ENTIDADE, DESENVOLVIMENTO, ATIVIDADE, VIABILIDADE, EMISSORA, RADIO, TELEVISÃO, INVESTIMENTO, PROGRAMAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, INFORMAÇÕES, INTERNET, POPULAÇÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PFL - RR) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, a Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal acaba de publicar um interessante relatório, ainda que parcial, sobre as atividades desenvolvidas em 2001. O pioneirismo da iniciativa se deve, em larga medida, ao compromisso de transparência pública firmado pelo competente Carlos Augusto Setti, diretor atual dessa Secretaria. Segundo ele, a periodicidade da publicação vai seguir critérios que correspondam à necessidade da prestação de contas das atividades da Comunicação Social.

            Sem dúvida, o carro-chefe das ações, que têm galvanizado a atenção dos brasileiros, consiste, indiscutivelmente, na viabilização da abertura do sinal da TV Senado aos cidadãos que não assinam os serviços a cabo no País. Era uma reivindicação legítima, há muito levantada pelo grosso da população brasileira, cujo padrão de renda e consumo são incompatíveis com a aquisição de um bem considerado de extremo luxo no Brasil, como é o caso da tevê por assinatura. Na esteira dessa inovação, a Secretaria investiu na produção de uma programação mais rica e dinâmica tanto para a rádio quanto para a televisão. Isso sem levar em conta a ampliação da cobertura e da distribuição das notícias da Agência Senado, bem como o desenho do novo projeto gráfico do Jornal do Senado.

            Antes disso, porém, vale esclarecer que a criação de uma nova assessoria de imprensa para o Senado proporcionou uma alavancagem visível dos projetos em andamento. No meio deles, sobressaem-se a expansão do serviço A Voz do Cidadão, que consiste no contato direto da população com os senadores via telefone, além da realização dos bate-papos virtuais pela internet, visando à maior integração dos representantes e seus representados. Tantas realizações somente puderam ser concluídas graças às importantes parcerias firmadas com outras emissoras e instituições do País, como foi o caso da Radiobrás.

            Como resultado, a página eletrônica da Agência Senado na internet registra, mensalmente, a visitação de cerca de 50 mil pessoas. Não era para menos, uma vez que, somente em agosto último, foram divulgadas pela internet quase 900 notas em tempo real e quase outras 900 em matérias veiculadas. Na verdade, as matérias elaboradas pela Agência são encaminhadas não somente para publicação no Jornal do Senado, mas também para as centenas de jornais do interior brasileiro, cujo acesso à internet ainda é muito precário.

            Até o final desse ano, promete-se a conclusão do projeto de instalação de pontos de rede nas salas das comissões, bem como de pontos do sistema wireless no Plenário. Com isso, aos repórteres se permitirá a utilização de notebooks para transmissão das matérias diretamente do local onde são apurados os fatos. Ao lado disso, a Agência Senado promete a elaboração do Manual de Redação, com o objetivo de disciplinar e fixar normas de texto, tanto para si quanto para o Jornal do Senado.

            Bem a propósito, o Jornal do Senado já conta, hoje, com uma tiragem diária de quase 60 mil exemplares, o que equivale a uma saída média de um matutino popular de uma cidade média brasileira. Desde abril, a média mensal de novos assinantes supera a barreira dos seiscentos. São assinantes, entre outros, aproximadamente 6 mil prefeituras, além de todas as Câmaras Municipais, Assembléias Estaduais e Tribunais do País. Quase mil bibliotecas, quase 3 mil entidades de classe e quase 5 mil órgãos de comunicação completam, a grosso modo, o conjunto dos assinantes do jornal. Em resumo, sua distribuição alcança os 27 estados da Nação, e já se espalha por quase todos os seus 6 mil municípios.

            Da mesma maneira, a Rádio Senado adquiriu, desde março último, o direito de transmitir também em ondas curtas para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, expandindo seu alcance para além das fronteiras de Brasília. Mais que isso, conseguiu a realocação de quatro antenas para as destacadas cidades de Belo Horizonte, Ribeirão Preto, Campos e Santa Maria. Do ponto de vista do conteúdo da programação, a emissora lançou, em 2001, dois novos programas jornalísticos: de um lado, o Senado Primeira Hora, que se define como uma revista matinal interativa, com as primeiras notícias do dia no País e no mundo, de outro, o Senado Notícias, destinado a atender ao público em geral, veiculando as principais notícias do Senado.

            Por sua vez, a TV Senado se moderniza a todo momento, inovando sua grade de programas com atrações de extremo bom gosto cultural. Nesse sentido, está levando ao ar uma programação de interesse bem mais seletivo do que as demais emissoras do sistema aberto. Mundo 21, Arquivo Aberto, Expresso Brasil e Leituras se enquadram bem nesse estilo de programação, que privilegia a informação instrutiva, que se preocupa com a formação educacional e política de nossa população. Pelo menos dois documentários especialmente produzidos pela TV Senado demonstram esse perfil indelevelmente pedagógico e político da emissora. Refiro-me de um lado ao intrigante Sertão: a terra, a luta, a gente, que retrata a estiagem da região em três capítulos, e de outro ao fortíssimo Fósseis do Ceará, que denuncia a venda ilegal de um dos patrimônios mais relevantes de nossa arqueologia.

            Para um futuro bem próximo, a TV Senado se prepara para operar em novo estúdio, maior e mais bem equipado que o atual. Como é sabido, as obras físicas já foram concluídas e parte da iluminação já está montada. Além disso, a compra dos equipamentos restantes já foi solicitada. Desse modo, a operacionalização das parcerias com as TV Cultura, TV Senac e TV PUC-SP passa a adquirir uma dimensão produtiva bem mais dinâmica e concreta.

            Da perspectiva das Relações Públicas, a Secretaria de Comunicação Social do Senado informa que, de janeiro a agosto, o Serviço 0800, A Voz do Cidadão, registrou quase 22 mil chamadas, das quais 900 se reverteram em pesquisas legislativas com envio material ao cidadão solicitante. Dentro do Projeto Visite o Senado, contabilizam-se, igualmente, mais de mil visitas guiadas, com duração média de 35 minutos, recepcionando quase 42 mil visitantes. Em igual diapasão eufórico, a Subsecretaria de Projetos Especiais se orgulha de ter criado salas de bate-papo virtual na internet, propiciando uma interlocução mais ágil e direta entre a população e os senadores.

            Diante do exposto e na convicção de que a Secretaria de Comunicação Social dessa Casa cumpre um papel de extraordinária influência democrática, seja internamente, seja externamente, congratulo sua direção pelos valorosos trabalhos realizados e pela publicação de um relatório impecável na forma e no conteúdo. Por fim, que o senhor Carlos Augusto Setti conte conosco para a efetivação de todo e qualquer projeto que se destine à democratização das informações e à publicidade dos acontecimentos que têm lugar no Senado Federal.

            Era o que tinha a dizer.

            Muito obrigado. 

 

            


            Modelo15/17/2410:08



Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/10/2001 - Página 26100