Discurso durante a 141ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

ESCLARECIMENTOS SOBRE AS INFORMAÇÕES EQUIVOCADAS PRESTADAS POR S.EXA. ACERCA DA TRANSFERENCIA DE PARTE ACIONARIA DA GAZETA MERCANTIL. COMENTARIOS SOBRE OS ENTENDIMENTOS ENTRE OS DIRIGENTES DA GAZETA MERCANTIL E OS JORNALISTAS EM GREVE DAQUELA EMPRESA.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA. MOVIMENTO TRABALHISTA.:
  • ESCLARECIMENTOS SOBRE AS INFORMAÇÕES EQUIVOCADAS PRESTADAS POR S.EXA. ACERCA DA TRANSFERENCIA DE PARTE ACIONARIA DA GAZETA MERCANTIL. COMENTARIOS SOBRE OS ENTENDIMENTOS ENTRE OS DIRIGENTES DA GAZETA MERCANTIL E OS JORNALISTAS EM GREVE DAQUELA EMPRESA.
Publicação
Publicação no DSF de 25/10/2001 - Página 25995
Assunto
Outros > IMPRENSA. MOVIMENTO TRABALHISTA.
Indexação
  • RETIFICAÇÃO, INFORMAÇÃO, AUSENCIA, TRANSFERENCIA, AÇÕES, JORNAL, GAZETA MERCANTIL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).
  • RECEBIMENTO, VISITA, DIRETOR, JORNAL, GAZETA MERCANTIL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ESCLARECIMENTOS, NEGOCIAÇÃO, DIRETORIA, GREVE, JORNALISTA, ANUNCIO, ACORDO, DELEGACIA REGIONAL DO TRABALHO (DRT), APOIO, FRANCISCO DORNELLES, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO (MTE).

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na semana passada, quando da discussão relativa à Rede TV e à Rede Manchete, fiz uma menção ao jornal Gazeta Mercantil e à greve que, há algum tempo, vem sendo realizada pelos jornalistas dessa empresa, desse importante jornal brasileiro.

Sr. Presidente, o diretor responsável pela Gazeta Mercantil, Sr. Luiz Fernando Levy, informou-me que não é correta a informação que eu havia aqui dado, que me havia sido passada pelos jornalistas, de que o Sr. Nelson Tanure havia adquirido parte acionária do jornal Gazeta Mercantil.

Hoje, Sr. Presidente, recebi a visita do diretor-geral, Roberto Miller Filho, que era diretor editorial responsável; do Sr. Aloísio Sotero, também diretor-geral da Gazeta Mercantil; e do Sr. Sérgio S. Thompson Flores, da World Invest - grupo que formulou uma proposta de reestruturação dos recursos humanos e gráficos da Gazeta Mercantil. Estes três diretores principais do jornal informaram-me que está em andamento um entendimento com os jornalistas.

Inclusive, do meu gabinete, eu tive a oportunidade de ligar para o Sr. Frederico Ghedini, Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, que estava realizando uma assembléia com os jornalistas. Foi, então, acertado, por apelo do próprio Ministro do Trabalho, Francisco Dornelles, um entendimento que será realizado na próxima sexta-feira, às 14 horas, na Delegacia Regional do Trabalho, em São Paulo.

Sendo assim, Sr. Presidente, não houve transferência acionária do jornal Gazeta Mercantil; o que está havendo é um esforço por parte dos jornalistas e da direção do referido jornal para se chegar a um entendimento. Gostaria que isso pudesse chegar a bom termo, a fim de que a Gazeta Mercantil continue realizando serviços de inestimável valor à comunidade brasileira e a todos aqueles que se interessam pelo ramo de negócios e oportunidades, nas áreas econômica e financeira, em que se especializa o jornal.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/10/2001 - Página 25995