Discurso durante a 146ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

CONSIDERAÇÕES SOBRE MATERIA PUBLICADA NA REVISTA EPOCA, CUJO TEOR CONSIDERA DESRESPEITOSO AO ESTADO DE RORAIMA.

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA.:
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE MATERIA PUBLICADA NA REVISTA EPOCA, CUJO TEOR CONSIDERA DESRESPEITOSO AO ESTADO DE RORAIMA.
Publicação
Publicação no DSF de 01/11/2001 - Página 27021
Assunto
Outros > IMPRENSA.
Indexação
  • REPUDIO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, EPOCA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), AUTORIA, ELIANE BRUM, JORNALISTA, CRITICA, POSIÇÃO, IGREJA CATOLICA, IGREJA EVANGELICA, COMANDO MILITAR, INDIO, SOCIEDADE, ESTADO DE RORAIMA (RR), INCENTIVO, VIOLENCIA, AMPLIAÇÃO, CONFLITO, DEMARCAÇÃO, TERRAS INDIGENAS, REGIÃO.

O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR. Como Líder. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, pedi a palavra para fazer um comentário rápido, mas que considero extremamente importante, em defesa do meu Estado de Roraima.

Infelizmente, a revista Época dessa semana, à página 84, publica uma matéria de várias páginas tratando do Estado de Roraima, sob o título A Última Fronteira. A Guerra do Começo do Mundo. Trata-se de uma matéria equivocada, preconceituosa, desrespeitosa, ofensiva ao povo do meu Estado, enfim, uma matéria desnecessária e, sobretudo, irresponsável.

A revista Época publica, infelizmente, ataques contra todos os setores do Estado. A matéria ataca a Igreja Católica, os índios, a Igreja Evangélica, os Comandos Militares, a sociedade de Roraima e até a dança do forró, tecendo comentários perniciosos ao forró.

Não quero dar ecos a este assunto, mas em nome da sociedade roraimense - e tenho certeza de que falo aqui em nome de todos os Parlamentares Federais do Estado -, lamento esta publicação equivocada da revista Época. Infelizmente, poucas pessoas no Brasil conhecem a realidade do Estado de Roraima, e está aqui o Senador Romeu Tuma que conhece, colabora e tem serviços prestados àquele Estado. Por isso, espero que a revista, quando quiser elaborar matérias sobre qualquer Estado que desconheça, pesquise, ouça a sociedade e, sobretudo, tenha uma visão completa da realidade local.

A matéria tenta imputar uma guerra civil entre índios e não-índios, o que não ocorre no Estado. É verdade que temos dificuldades quanto à demarcação, mas não é dessa forma que se vai facilitar o entendimento ou ajudar a construir uma sociedade pacífica. Pelo contrário: assuntos como esses ajudam a ampliar o conflito e o acirramento de ânimos.

Portanto, quero aqui protestar contra esta matéria, defender a sociedade de Roraima e, mais uma vez, lamentar que a revista Época e que a jornalista Eliane Brum tenha escrito um texto tão confuso, errático e tão ofensivo ao povo de uma terra que trabalha com muita dificuldade para honrar as tradições do nosso País.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/11/2001 - Página 27021