Pronunciamento de Romero Jucá em 05/11/2001
Discurso durante a 148ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Comunicação sobre a disponibilidade nas agências da Caixa Econômica Federal dos cadastros para os correntistas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS ressarcirem os valores referentes aos planos econômicos Verão e Collor.
- Autor
- Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
- Nome completo: Romero Jucá Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA SALARIAL.:
- Comunicação sobre a disponibilidade nas agências da Caixa Econômica Federal dos cadastros para os correntistas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS ressarcirem os valores referentes aos planos econômicos Verão e Collor.
- Publicação
- Publicação no DSF de 06/11/2001 - Página 27637
- Assunto
- Outros > POLITICA SALARIAL.
- Indexação
-
- REGISTRO, DISPONIBILIDADE, AGENCIA, CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF), CADASTRAMENTO, CORRENTISTA, FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO (FGTS), RECEBIMENTO, RECURSOS, PASSIVO, PLANO, GOVERNO, FERNANDO COLLOR DE MELLO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), CORREÇÃO, FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO (FGTS).
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR. Como Líder. Para uma comunicação urgente. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, pedi a palavra com o intuito de fazer um registro extremamente importante e solicitar, inclusive, a divulgação do assunto na Rádio Senado e na TV Senado.
A partir de hoje, os 60 milhões de correntistas do FGTS que têm recursos a receber do passivo referente aos Planos Collor e Verão - devolução que foi aprovada no Senado e da qual fui Relator - podem procurar as agências do Correio e obter informações por meio dos sites da Caixa Econômica, do Ministério do Trabalho e também em setores bancários e sindicais. O trabalhador deve fazer acordo e habilitar-se ao recebimento dos recursos, que serão pagos no início do próximo ano.
Os bancos têm até janeiro para informar à Caixa Econômica Federal o saldo de cada trabalhador. Por sua vez, a Caixa tem até março para informar ao trabalhador o valor do passivo a que tem direito. A partir de junho o pagamento será feitos aos correntistas.
É importante dizer que, na faixa de R$1 mil - que receberão integralmente em junho de 2002 - estão 54 milhões de contas dos trabalhadores brasileiros.
Portanto, faço esse aviso e registrar que, a partir de hoje, concretiza-se uma matéria importante que foi votada aqui no Congresso Nacional e no Senado Federal, e conclamar a Rádio Senado, a TV Senado e os instrumentos de comunicação pública para que efetivamente divulguem esse aviso no sentido de proporcionar condição para que os trabalhadores possam buscar as informações e fazer o acordo necessário.
Peço também a transcrição, Sr. Presidente, da matéria publicada no jornal O Globo, Caixa Econômica recebe pedidos de correção do FGTS e também Saiba mais sobre os seus direitos.
Muito obrigado.
*************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO, INSERIDO NOS TERMOS DO ART. 210 DO REGIMENTO INTERNO.
*************************************************************************
Modelo112/20/2411:59