Pronunciamento de Osmar Dias em 06/11/2001
Discurso durante a 149ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Críticas às declarações do embaixador interino dos Estados Unidos no Brasil, publicadas no último sábado no jornal O Globo, sobre a existência de base de apoio ao terrorismo internacional na região fronteiriça de Foz do Iguaçu/PR, o que tem gerado graves prejuízos ao turismo da região. Solicitação à Comissão de Relações Exteriores do Senado para que convoque o embaixador a fim de prestar esclarecimentos sobre suas declarações.
- Autor
- Osmar Dias (PDT - Partido Democrático Trabalhista/PR)
- Nome completo: Osmar Fernandes Dias
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA EXTERNA.:
- Críticas às declarações do embaixador interino dos Estados Unidos no Brasil, publicadas no último sábado no jornal O Globo, sobre a existência de base de apoio ao terrorismo internacional na região fronteiriça de Foz do Iguaçu/PR, o que tem gerado graves prejuízos ao turismo da região. Solicitação à Comissão de Relações Exteriores do Senado para que convoque o embaixador a fim de prestar esclarecimentos sobre suas declarações.
- Publicação
- Publicação no DSF de 07/11/2001 - Página 27889
- Assunto
- Outros > POLITICA EXTERNA.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, PROVIDENCIA, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, SENADO, CONVOCAÇÃO, CRISTOBAL OROZCO, EMBAIXADOR, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), ESCLARECIMENTOS, DECLARAÇÃO, EXISTENCIA, REGIÃO, FRONTEIRA, MUNICIPIO, FOZ DO IGUAÇU (PR), ESTADO DO PARANA (PR), SEDE, TERRORISTA, PAISES ARABES.
- CRITICA, DECLARAÇÃO, EMBAIXADOR, AUSENCIA, COMPROVAÇÃO, PROVOCAÇÃO, PREJUIZO, TURISMO, BRASIL, SUSPEIÇÃO, AMEAÇA, TERRORISMO.
- REGISTRO, CONVITE, ENTIDADE, SOCIEDADE CIVIL, VISITA, SENADOR, AUTORIDADE, MUNICIPIO, FOZ DO IGUAÇU (PR), ESTADO DO PARANA (PR), OPORTUNIDADE, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, REPARAÇÃO, ACUSAÇÃO, SEDE, TERRORISMO.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. OSMAR DIAS (Bloco/PDT - PR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, peço a atenção especial de V. Exªs, sobretudo dos Srs. Parlamentares que compõem a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal.
Sr. Presidente, está ocorrendo, em uma região importante do Brasil, um problema que merece não apenas a atenção, mas as providências do Senado Federal e também do Governo Federal, em especial do Itamaraty. Refiro-me, Sr. Presidente, a uma declaração infeliz e inoportuna que está causando pânico em Foz do Iguaçu e na região de fronteira entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai.
O Sr. Cristobal Orozco, Embaixador interino dos Estados Unidos no Brasil, deu uma declaração, publicada no jornal O Globo de sábado, dia 3 de novembro, que, em resumo, diz o seguinte:
“O Governo brasileiro nega, mas as autoridades americanas estão cada vez mais convencidas da existência de bases de apoio ao terrorismo internacional na região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. De acordo com relatórios dos serviços de inteligência dos Estados Unidos, essas redes são formadas por brasileiros de origem árabe que enviam regularmente dinheiro ao Hamas, ao Hezbollah e à Jihad Islâmica egípcia...”
Sr. Presidente, em primeiro lugar, se o Embaixador americano em exercício tiver provas do que está dizendo, ele deve encaminhá-las ao serviço de inteligência do Brasil e jamais fazer tal declaração à imprensa, causando pânico e destruindo a economia de Foz do Iguaçu e da região, que vivem do turismo.
Como conseqüência dessas declarações, Sr. Presidente, os hotéis de Foz do Iguaçu têm recebido diversos cancelamentos de reservas por parte de turistas estrangeiros. Há hotéis em que a ocupação se resume a 15% de sua capacidade, quando a média é de 80%.
Sr. Presidente, Foz do Iguaçu é a terceira cidade em rede de hotéis do Brasil, tendo à sua frente apenas São Paulo e Rio de Janeiro. Portanto, hoje, a economia de Foz do Iguaçu está sendo abalada e prejudicada em função dessas declarações equivocadas, inoportunas e irresponsáveis do Embaixador interino dos Estados Unidos no Brasil, Cristobal Orozco.
Sr. Presidente, solicito aos Senadores Bernardo Cabral, Romeu Tuma, Pedro Simon e, em especial, ao Senador Gilberto Mestrinho, enfim, a todos os Senadores que compõem a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional que, por intermédio do seu Presidente, Senador Jefferson Péres, convoquem o Embaixador americano, autor da declaração que está levando pânico e terrorismo a uma região que é um verdadeiro cartão-postal do Brasil.
A declaração, segundo a própria nota, não tem provas, e, como tal, não poderia ter sido dada, especialmente quando o mundo está clamando por paz. Tanto é que aqui estão representantes da Associação Comercial de Foz do Iguaçu, da OAB - Seção de Foz do Iguaçu, da Polícia Federal de Foz de Iguaçu e de representantes da comunidade que vieram convidar o Presidente Ramez Tebet e todos os Srs. Senadores para que, no domingo, estejam naquela cidade para assistirem a um evento que se chamará "Paz sem Fronteiras". Esse movimento deverá reunir, em praça pública, mais de 40 mil pessoas, as quais estão mais preocupadas em divulgar para o mundo o cartão-postal que é Foz do Iguaçu, com as suas cataratas e toda a infra-estrutura turística que tem. Aquela região tem recebido mais de 1,5 milhão de pessoas todos os anos, de todos os países do mundo, sem que ocorra nenhum problema. Pelo contrário, todos os cidadãos que visitam Foz do Iguaçu na verdade retornam àquela cidade pelo que ela oferece em termos turísticos.
Sr. Presidente, creio que merece uma censura da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional a declaração dada por esse Embaixador americano. A CRE deve convidá-lo a depor, assim como também ao General Alberto Cardoso. Trata-se da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, e aqui está um caso típico de defesa nacional e de defesa dos interesses nacionais. Portanto, o Senado Federal não pode se omitir.
Espero que a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional tome rapidamente as providências necessárias para que possamos retomar imediatamente a serenidade e a tranqüilidade que sempre caracterizaram Foz do Iguaçu, o Paraná e o Brasil, bem como a atividade econômica, responsável por 65% da arrecadação de Foz do Iguaçu e da região. Dessa maneira, os milhares de empregos que dependem do turismo naquela região não serão exterminados.
Essa declaração, que teve o poder de uma bomba nos empregos de Foz do Iguaçu, deve ser censurada. Espero, portanto, que aquela região importante do Brasil seja compensada com a justiça a ser feita pelos Senadores da República e pelo Governo brasileiro.
Era o que tinha a comunicar e a pedir ao Senado Federal, Sr. Presidente.
*************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR OSMAR DIAS EM SEU PRONUNCIAMENTO, INSERIDO NOS TERMOS DO ART. 210 DO REGIMENTO INTERNO.
*************************************************************************
Modelo112/26/2411:39