Discurso durante a 150ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Cobrança da conclusão das obras de instalação de unidade do INCOR - Instituto do Coração, em Brasília.

Autor
Paulo Souto (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Paulo Ganem Souto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Cobrança da conclusão das obras de instalação de unidade do INCOR - Instituto do Coração, em Brasília.
Publicação
Publicação no DSF de 08/11/2001 - Página 28027
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, MESA DIRETORA, SENADO, CAMARA DOS DEPUTADOS, FISCALIZAÇÃO, MOTIVO, PARALISAÇÃO, OBRA DE ENGENHARIA, IMPLANTAÇÃO, HOSPITAL, CARDIOLOGIA, HOSPITAL DAS FORÇAS ARMADAS (HFA), DISTRITO FEDERAL (DF), PREJUIZO, POPULAÇÃO.

O SR. PAULO SOUTO (PFL - BA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, focalizo rapidamente um assunto de interesse desta Capital e, conseqüentemente, de todos os brasileiros. Praticamente todos conhecem o conceito excepcional do Incor, Instituto do Coração, de renome internacional, pois já há muito desponta como uma das entidades médicas mais capacitadas para tratar das doenças do coração, uma verdadeira praga no mundo moderno.

O Incor de São Paulo é uma referência não apenas nacional, mas mundial. Em boa hora, as Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal assinaram um convênio com o Ministério da Defesa e a Fundação Euryclides Zerbini para proporcionar a instalação em Brasília, nas dependências do Hospital das Forças Armadas, do que se denominou chamar Incor de Brasília.

Trata-se de uma iniciativa da maior importância das Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, visando a beneficiar não apenas os habitantes de Brasília mas de outros Estados brasileiros que conhecem a excelência do serviço do Incor e sabem que poderiam encontrar também em nossa Capital um instituto aparelhado e capacitado, com uma equipe excepcional de recursos humanos para tratar das doenças do coração.

Embora esse convênio tenha sido assinado, não se sabe por que essas obras hoje se encontram praticamente paralisadas. Nem a Câmara dos Deputados, nem o Senado Federal, que têm uma comissão para tratar de obras paralisadas, gostariam que uma obra de sua iniciativa figurasse no rol das obras paralisadas.

Por isso venho à tribuna, absolutamente convicto de que estou falando no interesse do povo, não apenas de Brasília mas de diversos Estados brasileiros que poderão ter aqui os serviços do Incor, para que, com o Ministério da Defesa, com a Fundação Euryclides Zerbini e, seguramente também, com o Ministério da Saúde vejam exatamente que motivos estão impedindo a continuidade da instalação e da construção do Incor em Brasília.

É esse o apelo que faço neste instante. Acredito ser absolutamente inadmissível que uma obra como essa esteja paralisada, mesmo porque já foram gastos alguns recursos. Tenho convicção de que há todo o interesse na instalação do Incor aqui em Brasília.

Solicito, assim, que a Mesa do Senado Federal e a Mesa da Câmara dos Deputados tomem a iniciativa de examinar quais motivos têm determinado a paralisação desta obra, para que tenhamos o mais rapidamente possível a retomada delas, a sua conclusão e a implantação dessa unidade médica, desse instituto médico tão importante que beneficiará não apenas a população de Brasília mas a população de muitos brasileiros que, certamente, necessitam dos serviços do Incor.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/11/2001 - Página 28027