Discurso durante a 146ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

ESTRANHEZA DIANTE DA ATITUDE DE CENSURA DA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO SENADO COM RELAÇÃO AO PRONUNCIAMENTO DE S.EXA., PROFERIDO NA SESSÃO DE ONTEM.

Autor
Tião Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Afonso Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • ESTRANHEZA DIANTE DA ATITUDE DE CENSURA DA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO SENADO COM RELAÇÃO AO PRONUNCIAMENTO DE S.EXA., PROFERIDO NA SESSÃO DE ONTEM.
Publicação
Publicação no DSF de 01/11/2001 - Página 26959
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • CRITICA, ATUAÇÃO, MARIO MARONA, CHEFE, AGENCIA DE NOTICIAS, SENADO, CENSURA, PRONUNCIAMENTO, ORADOR, REIVINDICAÇÃO, INTEGRIDADE, LIBERDADE DE EXPRESSÃO, JORNAL, JORNAL DO SENADO, DISTRITO FEDERAL (DF), REFERENCIA, INFORMAÇÃO, POPULAÇÃO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, SENADOR, SOLICITAÇÃO, PROVIDENCIA, PRESIDENTE, CONGRESSO NACIONAL.

O SR. TIÃO VIANA (Bloco/PT - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, serei muito breve, em atenção à prorrogação da Hora do Expediente, ao fazer um registro ao qual julgo que V. Exª dará resposta em tempo oportuno.

Ontem, eu havia feito, também pela ordem, a reivindicação de que a coluna do Jornal do Senado intitulada “Senadores na Mídia”, que é de acesso à Internet também, pudesse ser preservada em sua integridade e na sua liberdade de expressão plena, dentro do direito democrático que tem o Parlamento brasileiro de informar à sociedade o exercício profissional dos Srs. Senadores.

Hoje, recebi a grave denúncia de servidores da Casa de que a matéria editada pelos jornalistas a respeito de minha manifestação de ontem foi censurada pelo Sr. Mário Marona, atual chefe da Agência de Comunicação do Senado. Houve um debate áspero entre os servidores e o Sr. Marona, chegando, inclusive, a haver citação de prática de nazismo naquele ambiente de trabalho. O Sr. Marco Magalhães, que já era demissionário da função de Diretor da Agência do Senado, passou por um constrangimento naquele momento, e a Srª Conceição, jornalista, entregou o cargo.

Tenho em mão a matéria original do jornalista do Senado e a matéria editada depois, por ordem do Sr. Mário Marona, na qual seu nome é suprimido.

Confesso a V. Exª que não conheço o novo Diretor de Comunicação do Senado Federal. Nunca tive qualquer informação a respeito dele e estranho, de maneira sincera e grave, esse tipo de ocorrência. Tenho convicção absoluta da distância que V. Exª tem desse tipo de atitude, e tenho certeza de que V. Exª tomará as providências e dará uma resposta ao Plenário do Senado Federal.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/11/2001 - Página 26959