Discurso durante a 155ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da realização, ontem e hoje, em Aracaju/SE, do "Movimento pela Ética" organizado por diversas entidades da sociedade civil.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MANIFESTAÇÃO COLETIVA.:
  • Registro da realização, ontem e hoje, em Aracaju/SE, do "Movimento pela Ética" organizado por diversas entidades da sociedade civil.
Publicação
Publicação no DSF de 15/11/2001 - Página 28533
Assunto
Outros > MANIFESTAÇÃO COLETIVA.
Indexação
  • COMENTARIO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE SERGIPE (SE), INICIATIVA, IGREJA CATOLICA, SINDICATO, PARTIDO POLITICO, POPULAÇÃO, DEFESA, ETICA, PAZ, PROTESTO, CORRUPÇÃO, RACIONAMENTO, ENERGIA ELETRICA, VIOLENCIA.
  • LEITURA, DOCUMENTO, COMISSÃO EXECUTIVA REGIONAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB), SOLIDARIEDADE, MOVIMENTAÇÃO, DEFESA, ETICA.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, GAZETA DE SERGIPE, JORNAL DA CIDADE, COBERTURA, MOVIMENTAÇÃO, DEFESA, ETICA.

O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (PSB - SE. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no Estado de Sergipe e mais de perto na cidade de Aracaju, capital sergipana, realizou-se no dia de ontem, com a finalização no dia de hoje, um movimento pela ética, que significa um ato organizado por entidades ligadas à Igreja Católica, sindicatos, partidos políticos e o povo em geral, um evento que teve a maior repercussão, notadamente porque se refere a questões da atualidade, como o combate à corrupção, como o protesto contra o apagão e o racionamento de energia elétrica e, ainda mais, Sr. Presidente, a luta pela paz no mundo, já que a violência é uma das evidências existentes hoje em nosso planeta. Não me refiro apenas à violência no meio social, mas entre nações, quando são trucidadas, em guerrilhas, em guerras, pessoas que poderiam estar se dedicando à criação de suas famílias e à formação de um mundo melhor e mais feliz.

            Nesse sentido, Sr. Presidente, procurando dar apoio a esse movimento e manifestar de forma clara nossa solidariedade, o Partido Socialista Brasileiro, na Regional de Sergipe, reuniu-se, no último domingo, às 20 horas, quando foi aprovado o seguinte documento em apoio a esse evento iniciado no dia de ontem.

PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO

Comissão Executiva Regional

“A Comissão Executiva Regional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), tendo em vista a mobilização coordenada por entidades religiosas, estudantis, classistas e partidos políticos, para o evento público a ser realizado no próximo dia 13, terça-feira, contra o apagão, a corrupção, pela moralidade pública e pela paz no Mundo, tomou as seguintes decisões:

a) O PSB não só apóia o movimento, como participará do ato programado para o próximo dia 13, através de sua representação política e estudantil;

b) O PSB, partido que se comporta no Congresso Nacional e em todas as instâncias políticas, fiscalizando e denunciando atos de prepotência e desmandos do Governo, declara que a corrupção degradante e vergonhosa que invade o poder público, em Sergipe e em todo o Brasil, com a prática de privilégios e desvio de dinheiro público, tem contribuído para o aumento da pobreza e da exclusão social;

c) O PSB respeita, admira e soma-se aos órgãos de imprensa que, em nosso Estado, mesmo sofrendo represálias, têm denunciado com coragem e destemor, quase que diariamente, a ocorrência de fatos delituosos, de malversação de dinheiro público praticados pelo Governo Albano Franco, num crescendo jamais visto nos anais da história sergipana;

d) O PSB luta e se interessa pela apuração de todos os escândalos que são do conhecimento público, envolvendo autoridades do Estado, para que, afinal, os culpados sejam julgados e condenados na forma da lei;

e) O PSB entende que se deva proceder a mais completa e profunda investigação sobre os gastos exorbitantes e irresponsáveis realizados pelo setor de comunicações do Estado, onde, sem o mínimo escrúpulo, foi consumada uma verdadeira farra com o dinheiro do povo.

Aracaju, 11 de novembro de 2001.

Comissão Executiva Regional”

            Sr. Presidente, gostaria de requerer a V. Exª que faça constar dos Anais da Casa a manifestação do jornal Gazeta de Sergipe, na coluna de Diógens Brayner, intitulada Manifestação pela Ética, que significa uma análise perfeita do pensamento hoje dominante da sociedade sergipana, que luta pela seriedade, pela honradez e pela hombridade na aplicação do dinheiro público e, principalmente, no exemplo dos seus homens públicos.

E também, Sr. Presidente, um editorial denominado Passeata Democrática, do mesmo jornal Gazeta de Sergipe, e matérias do Jornal da Cidade, do Estado de Sergipe, que deram cobertura a esse movimento democrático que elevou muito o Estado e que demonstra que a sociedade sergipana está despertando para uma realidade que vem prejudicando o desenvolvimento do Brasil, qual seja, a falta de responsabilidade para com a aplicação correta, justa e legítima do dinheiro arrecadado no meio do povo.

            Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

 

            *************************************************************************

           DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ANTONIO CARLOS VALADARES EM SEU PRONUNCIAMENTO, INSERIDO NOS TERMOS DO ART. 210 DO REGIMENTO INTERNO.

           ******************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/11/2001 - Página 28533