Discurso durante a 155ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discurso de posse de sua excelência.

Autor
Robinson Viana (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Robinson Koury Viana da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Discurso de posse de sua excelência.
Publicação
Publicação no DSF de 15/11/2001 - Página 28565
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • POSSE, ORADOR, MANDATO, SENADO, SUPLENCIA, NEY SUASSUNA, SENADOR, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, REITERAÇÃO, COMPROMISSO, DEFESA, INTERESSE, ESTADO DA PARAIBA (PB), ESPECIFICAÇÃO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, POLITICA, APOIO, PESCA.

            O SR. ROBINSON VIANA (PMDB - PB. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no momento em que tenho a honra de ser acolhido nesta Casa como Senador pelo Estado da Paraíba, na condição de suplente do nobre companheiro Ney Suassuna, agora investido na honrosa missão de Ministro da Integração Nacional, sirvo-me desta oportunidade para, principalmente, agradecer.

            Ontem, recebi, com profunda gratidão, o gesto do Ministro Ney Suassuna de apresentar-me a este Plenário - o que não é usual. Eu o recolhi com enorme carinho, uma vez que facilitou o ritual de passagem que representa a chegada ao Senado da República.

            Ao saudar esta Casa, o extraordinário povo paraibano e o Governador do meu Estado, José Maranhão, cujo projeto político pretendo apoiar com aplicação e garra, reitero, desde já, o meu compromisso de abraçar as proposições do então Senador Ney Suassuna com a firmeza e a disposição que merecem, por expressarem demandas legítimas, consistentes e inadiáveis do povo e do Estado da Paraíba.

Nascido numa família de políticos, desde cedo identifiquei-me com as mais diferentes carências e sentimentos que nutrem as esperanças de transformação e inclusão do povo da minha terra.

Homem do mar, mantenho fortes vínculos com a esperança de progresso econômico traduzida pelo potencial marítimo, sem contudo perder a ligação com os anseios do homem do sertão, pois temos, ambos, aspirações comuns no tocante à construção de uma sociedade mais justa, menos excludente, mais cidadã e fraterna.

Vejo, no exercício do mandato de Senador, a oportunidade de favorecer a população da Paraíba com um projeto consistente de geração de emprego e renda que extrapole os modelos tradicionalmente centrados na agropecuária, privilegiando um paradigma de exploração econômica do nosso rico mar territorial, em benefício do engajamento de expressivos contingentes de mão-de-obra ao mercado de trabalho.

O Brasil é um País com enormes possibilidades para o desenvolvimento da pesca e da aqüicultura, tanto em sua área costeira como em suas águas interiores. Apesar disso, o País não apresenta um desempenho compatível com as suas potencialidades.

A nossa plataforma continental é responsável pela pesca de mais de 90% da produção de pescado marinho do Brasil. É o palco da ação de pescadores artesanais e industriais, envolvendo cerca de um milhão de pescadores. A situação de dificuldade dos estoques de peixes costeiros compromete a sustentabilidade desses empregos e exige políticas públicas mais efetivas para o setor.

Essa é uma das bandeiras que pretendo defender. Desejo, de todo coração, estar à altura dos desafios que me esperam e conto com a experiência, a amizade, a solidariedade e o apoio de cada um dos senhores e das senhoras para o êxito desse projeto.

Que Deus nos abençoe!

Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/11/2001 - Página 28565