Fala da Presidência durante a 154ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

COMEMORAÇÃO AO "DIA DO AVIADOR".

Autor
Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Ramez Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • COMEMORAÇÃO AO "DIA DO AVIADOR".
Publicação
Publicação no DSF de 14/11/2001 - Página 28432
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA, AVIADOR, FORÇA AEREA BRASILEIRA (FAB).

            O SR. PRESIDENTE (Ramez Tebet) - Srªs e Srs. Senadores, esta sessão justa e merecida acontece em função do Dia do Aviador e do Dia da Força Aérea Brasileira, comemorados no último dia 23 de outubro. A data lembra o vôo realizado por Alberto Santos Dumont, o vôo do 14 Bis, em 23 de outubro de 1906, em Paris, na França.

            Esta justa homenagem que o Senado presta ao aviador e à Força Aérea Brasileira conta com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Carlos Almeida Baptista e outras autoridades civis e militares. Cumpre ressaltar que o Brigadeiro Baptista, atualmente, é o militar mais antigo em atividade nas três Forças Militares, com mais de 52 anos de farda. Também abrilhanta a Mesa, o Chefe do Estado Maior da Aeronáutica, o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Henrique Marine e Souza.

            Os Senadores que me antecederam já falaram em nome do Senado da República, mas cumpre à Presidência rememorar alguns episódios que o ligam pessoalmente à Força Aérea Brasileira e à Aeronáutica. Refiro-me aos grandes e relevantes serviços prestados pelo Correio Aéreo Nacional, hoje consagrado na Constituição pela inspiração do Constituinte de 1988, na área social deste País. Aqui se falou que transportou doentes e realizou inúmeros serviços. Quero dizer que o CAN transportou também estudantes que, não tendo a oportunidade de estudar nos seus respectivos Estados, não raras vezes se ocupavam desses serviços para se dirigir a outras metrópoles a fim de poderem continuar os seus estudos.

            Um outro episódio que, muito particularmente, liga a Presidência à Força Aérea Brasileira e aos seus brilhantes oficiais, inclusive a maioria deles aqui presentes, foi o fato de termos tido a oportunidade, logo após a assunção da cadeira de Senador e arrostando dificuldades e mil obstáculos, de participar ativamente do projeto Sivam/Sipam, que, hoje, presta grandes serviços à Nação brasileira. A Força Aérea Brasileira, que, à época, passou por momentos difíceis, tem hoje o reconhecimento de toda a Nação, pelos campos de aviação que estão ali sendo construídos, pelos radares que estão sendo instalados e, sobretudo, pelo projeto de educação a distância, que está sendo realizado naquela Região Amazônica.

            Por fim, devo sintetizar, porque o tempo urge, dizendo aos senhores oficiais e à Força Aérea Brasileira que o nosso desejo é que ela sempre realize o vôo da paz e da defesa intransigente da soberania nacional.

            A Presidência suspende a presente sessão, por cinco minutos, para os cumprimentos e, logo a seguir, reabrirá para dar início à Ordem do Dia. (Palmas.)

            (Suspensa às 16 horas e 22 minutos, a sessão é reaberta às 16 horas e 30 minutos.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/11/2001 - Página 28432