Discurso durante a 156ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comemoração, no último dia 14, do quadragésimo terceiro aniversário da emancipação político-administrativa do município de Araguaína, no Estado do Tocantins.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração, no último dia 14, do quadragésimo terceiro aniversário da emancipação político-administrativa do município de Araguaína, no Estado do Tocantins.
Publicação
Publicação no DSF de 17/11/2001 - Página 28705
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, EMANCIPAÇÃO POLITICA, MUNICIPIO, ARAGUAINA (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO), ELOGIO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, REGIÃO.
  • CONGRATULAÇÕES, POPULAÇÃO, VALDEREZ CASTELO BRANCO, PREFEITO, MUNICIPIO, ARAGUAINA (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO), EFICACIA, GESTÃO, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (Bloco/PSDB - TO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, celebrou-se em 14 do mês em curso uma efeméride das mais importantes para o Estado do Tocantins: o quadragésimo terceiro aniversário de emancipação político-administrativa do município de Araguaína.

            Trata-se, Sr. Presidente, de um dos mais progressistas e dinâmicos municípios do Tocantins que, nos últimos anos, vem atravessando um processo ainda mais intenso de desenvolvimento socioeconômico.

            Historicamente, a região onde está hoje instalada essa comunidade, entre os rios Lontra e Andorinha, era habitada pelos índios carajás. Diz a tradição que o primeiro habitante de origem européia da área foi João Batista da Silva que, com sua família, ali se instalou, em local que passou a ser denominado de “Livre-nos Deus”.

            Após a chegada desses colonizadores, outros se juntaram, formando uma povoação chamada Lontra, que passou a desenvolver-se com a implantação de fazendas que atraíram mais desbravadores.

            Nos idos de 1948, em decorrência da criação do Município de Filadélfia, foi a ele integrado o povoado de Lontra que recebeu sua atual denominação “Araguaína”, num evidente preito de homenagem ao caudaloso rio Araguaia, que assegurava a sobrevivência dos fazendeiros, pecuaristas e habitantes da região.

            Graças ao seu desenvolvimento, finalmente, em 14 de novembro de 1958, a mais importante vitória de sua população foi alcançada: a emancipação político-administrativa, com a ascensão de Araguaína à condição de Município.

            Atualmente, consoante dados apurados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Araguaína conta com uma população de cento e catorze mil, novecentos e quarenta e oito habitantes, integrada por pessoas originárias de todos os quadrantes do País.

            Sabemos, Sr. Presidente, que o processo de desenvolvimento de Araguaína foi deflagrado principalmente após a inauguração da rodovia Belém-Brasília, quando foram dinamizadas suas atividades econômicas, com a criação de um crescente mercado de trabalho.

            Hoje, esse extraordinário Município transformou-se no mais importante pólo de desenvolvimento do norte do Estado do Tocantins, com agricultura e, principalmente, pecuária altamente desenvolvidas. Aliás, Araguaína é, com justiça, considerada a capital do boi gordo, e contribui determinantemente para que o Tocantins tenha o segundo maior rebanho bovino de corte da região Norte do País.

            Provas da pujança econômica de Araguaína são, entre outras, a de sediar a Zona de Processamento de Exportações - ZPE e feiras como a FENIAGRO - Feira de Negócios e Indústria do Estado do Tocantins, por intermédio da qual os empresários tocantinenses, assim como de outras Unidades da Federação, apresentam seus produtos mostrando o que há de mais avançado no mercado.

            Nesta feliz oportunidade, desejamos nos congratular com a laboriosa população de Araguaína, assim como com a Prefeita Valderez Castelo Branco, que vem realizando excelente gestão dos negócios municipais.

            Muito obrigado.


            Modelo14/29/249:32



Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/11/2001 - Página 28705