Discurso durante a 158ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelo transcurso, hoje, do Dia Nacional da Consciência Negra. (como lider)

Autor
Geraldo Cândido (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Geraldo Cândido da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. DISCRIMINAÇÃO RACIAL.:
  • Homenagem pelo transcurso, hoje, do Dia Nacional da Consciência Negra. (como lider)
Publicação
Publicação no DSF de 21/11/2001 - Página 28891
Assunto
Outros > HOMENAGEM. DISCRIMINAÇÃO RACIAL.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, CONSCIENTIZAÇÃO, RAÇA, NEGRO, HOMENAGEM, VULTO HISTORICO, CULTURA AFRO-BRASILEIRA, REGISTRO, FERIADO CIVIL, AMBITO, MUNICIPIO, RIO DE JANEIRO (RJ), ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).
  • IMPORTANCIA, ANO INTERNACIONAL, COMBATE, DISCRIMINAÇÃO RACIAL, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, REPRESENTANTE, SENADO, CONFERENCIA, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. GERALDO CÂNDIDO (Bloco/PT - RJ. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje é o Dia Nacional da Consciência Negra, em que homenageamos o grande herói das lutas em defesa da libertação dos escravos, Zumbi dos Palmares.

            Eu não poderia deixar de registrar, no dia de hoje, a nossa homenagem a Zumbi dos Palmares, que representa para a comunidade afrodescendente nosso herói nacional. Há, na verdade, outras figuras importantes, como Dandara; João Cândido, o Almirante Negro; e outros lutadores. No entanto, Zumbi dos Palmares liderou o Quilombo dos Palmares durante quase meio século, criando ali uma sociedade em que viviam irmanados negros, brancos, índios. A sociedade palmarina era uma sociedade igualitária, multicultural e multirracial, onde a terra era propriedade comum a todos. Por isso, nós, que somos afrodescendentes, temos em Zumbi o nosso maior representante.

            Nós, do Estado do Rio de Janeiro, conseguimos, por meio de um projeto do Vereador Edson Santos, transformar o dia 20 de novembro em feriado municipal. Hoje, em nosso Estado, comemora-se o Dia da Consciência Negra, com uma homenagem a Zumbi, no monumento na Praça Onze, onde haverá durante todo o dia festividades, inclusive com a presença do Prefeito e outras autoridades.

            Essa homenagem é muito importante, principalmente neste ano, o Ano Internacional de Combate ao Racismo, contra a Discriminação, contra a Xenofobia, contra as Manifestações Correlatas e contra a Intolerância. Participei, representando esta Casa, da 3ª Conferência Mundial, na África do Sul, do dia 30 de agosto ao dia 7 de setembro, em que se discutiu a questão de combate ao racismo, Foi uma Conferência organizada pela ONU, onde 169 países discutiram profundamente essas questões, inclusive da reparação e do pedido de desculpas às populações afrodescendentes.

            Portanto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, não poderia deixar de fazer esse registro neste dia, lembrando que, em Alagoas, na Serra do Barriga, lugar histórico, por muitos anos, mais de um século, existiu a famosa República dos Palmares, onde mulheres heroínas como Dandara, Acotirene e outras, ao lado de Zumbi, lutavam naquela comunidade africana, com a participação de populações de outra raça.

            Valeu, Zumbi!

            Era esse o registro que gostaria de fazer neste dia, Sr. Presidente.


            Modelo112/1/241:35



Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/11/2001 - Página 28891