Pronunciamento de Lúcio Alcântara em 22/11/2001
Discurso durante a 160ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Análise do Relatório de Atividades 1999-2000 da WWF-Brasil.
- Autor
- Lúcio Alcântara (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
- Nome completo: Lúcio Gonçalo de Alcântara
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
- Análise do Relatório de Atividades 1999-2000 da WWF-Brasil.
- Publicação
- Publicação no DSF de 23/11/2001 - Página 29367
- Assunto
- Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
- Indexação
-
- ANALISE, RELATORIO, ATUAÇÃO, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE, BENEFICIO, MANUTENÇÃO, QUALIDADE DE VIDA, MUNDO.
- COMENTARIO, TRABALHO, BRASILEIROS, COLABORAÇÃO, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), PRESERVAÇÃO, BIODIVERSIDADE, UTILIZAÇÃO, RECURSOS AMBIENTAIS, BENEFICIO, POPULAÇÃO.
- RECONHECIMENTO, IMPORTANCIA, CRIAÇÃO, PROGRAMA, NATUREZA, ESTABELECIMENTO, PLANO, PROTEÇÃO, PRESERVAÇÃO, ESPECIE, ECOSSISTEMA, PACTO, CONSCIENTIZAÇÃO, BRASILEIROS, AUMENTO, QUALIDADE DE VIDA.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. LÚCIO ALCÂNTARA (Bloco/PSDB - CE) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, é com satisfação que registro o recebimento do Relatório de Atividades 1999-2000 da WWF-Brasil, ou seja, uma ampla prestação de contas das atividades da vertente nacional do Fundo Mundial de Proteção à Vida Selvagem, considerada a maior e mais experiente organização conservacionista do planeta. A WWF é uma instituição que reúne em todo o mundo quase cinco milhões de adeptos e simpatizantes da causa, defensores incondicionais das causas ambientais.
A preservação da natureza e as sinceras preocupações com o meio ambiente, temas que entraram em pauta a partir dos anos 60, merecendo maior evidência nos âmbitos da educação e da comunicação de massa, quando passaram a despertar consciências e conquistar apoiadores em todo o planeta, sempre mereceu minha atenção e estímulo. E isso, não apenas em minha atividade na cena pública, mas antes, e sobretudo, no denominador comum de todos nós: o cotidiano de cidadão.
Assim, devo confessar que a leitura desse importante e esclarecedor documento, um verdadeiro alerta para a sociedade e para todos nós que nos dedicamos à vida pública, foi extremamente prazerosa e elucidativa. Nos minutos que dediquei à apreciação do Relatório pude certificar-me do admirável trabalho que milhões de abnegados em todo o mundo, interligados pela fabulosa rede WWF, realizam em benefício da preservação da vida hígida e harmônica de todos nós. Apresentado pelo presidente do Conselho Diretor da WWF-Brasil, José Roberto Marinho, o Relatório elenca também o conjunto dos desafios que se apresentam neste início de milênio, em texto bastante articulado, assinado pelo secretário-geral da WWF, Garo Batmanian.
Mas o que me surpreendeu, efetivamente, foi conhecer o trabalho que os brasileiros diretamente envolvidos com a WWF vêm realizando, com sua decisiva contribuição a um esforço global de recuperação da qualidade ambiental da Terra. Um índice de qualidade que, desde a década de 70, sofreu queda de 33 por cento. Aliás, como consta do documento, os anos 70 foram pródigos em precipitar o esgotamento do planeta, pois foi exatamente nessa época que o impacto humano acumulado sobre os recursos existentes teria superado a capacidade de recuperação biológica da Terra.
O trabalho da WWF-Brasil, na condição de entidade não-governamental, concentra-se na busca da harmonização da atividade humana com a preservação da biodiversidade e o uso racional dos recursos naturais renováveis em benefício dos brasileiros. Sediada aqui em Brasília, e dispondo de um corpo técnico multidisciplinar, a WWF-Brasil mantém atualmente nove programas, que comportam 52 projetos de atuação direta ou em colaboração com outras ONGs e com os governos, em seus distintos níveis.
As contribuições da WWF-Brasil consolidadas ao longo dos últimos anos, a partir de métodos de trabalho bastante arrojados, são inúmeras e relevantes, o que culminou com a recente certificação do ISO 9002, em iniciativa pioneira entre os organismos que atuam no setor no Brasil e dentro da própria rede mundial da WWF.
Mas vejamos, ainda que rapidamente, as principais realizações da WWF-Brasil no período 1999-2000.
No último ano, foi decidida a criação do Programa de Conservação e Gestão de Água Doce, pois a despeito do quantitativo de reservas de água doce, o País começa a enfrentar racionamentos que atingem o dia-a-dia da população. Os programas já implementados no Pantanal e no Cerrado foram decisivos para que a Unesco anunciasse, em novembro de 2000, a criação da segunda fase das Reservas da Biosfera do Pantanal e do Cerrado, uma deliberação da mais alta importância.
Um outro produto de destaque dentre os trabalhos da WWF-Brasil diz respeito à introdução do conceito de ecorregiões e do novo mapa da natureza brasileira, desenvolvidos em colaboração com o IBAMA, e apresentados à comunidade científica nacional em julho do ano passado. O mapa da natureza foi adotado pelo Governo brasileiro como instrumento para o planejamento e a identificação de novas áreas protegidas. Ele ainda auxiliará a preencher lacunas como, por exemplo, a criação de parques para proteger sítios sem estudos biológicos, cuja biodiversidade ainda não tenha sido incluída nos sistemas de parques e reservas nacionais.
Para alcançar a efetividade em suas ações, a WWF-Brasil estabeleceu uma série de estratégias que incluem, nos programas de conservação, pesquisa, proteção de espécies e ecossistemas ameaçados, desenvolvimento de modelos alternativos de conservação e uso de recursos naturais, capacitação e desenvolvimento de entidades parceiras. Além disso, o conjunto de resultados obtidos por meio de educação ambiental, políticas ambientais e comunicação são devidamente disseminados, em uma cadeia de geração de multiplicadores e expansão do conhecimento.
Finalmente, Sr. Presidente, um aspecto que me parece exemplar na atuação da WWF-Brasil diz respeito ao deliberado esforço despendido no desenvolvimento de alternativas de uso racional da natureza. Com atividades realizadas no interior de comunidades locais, são gerados benefícios diretos para as populações, como formação de renda e consolidação de benefícios econômicos duradouros e socialmente justos.
E talvez esteja justamente aí o grande sucesso da organização, não apenas em perspectiva mundial, mas especialmente em nosso País, onde a WWF-Brasil vem conquistando crescente simpatia e adesão de figuras públicas e da sociedade em geral, parceiros essenciais para um trabalho capaz de preservar o planeta e de promover a elevação da qualidade de vida de todos nós. Muito obrigado.
Modelo11/19/2512:42