Discurso durante a 161ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

SATISFAÇÃO COM O RECEBIMENTO DO OFICIO, NO ULTIMO DIA 7, DO PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA AGRICULTURA, COMUNICANDO SUA INDICAÇÃO, PELA FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA DO PIAUI, COMO PERSONALIDADE QUE MAIS SE DESTACOU NA LUTA PELA AGRICULTURA.

Autor
Freitas Neto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PI)
Nome completo: Antonio de Almendra Freitas Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA AGRICOLA.:
  • SATISFAÇÃO COM O RECEBIMENTO DO OFICIO, NO ULTIMO DIA 7, DO PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA AGRICULTURA, COMUNICANDO SUA INDICAÇÃO, PELA FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA DO PIAUI, COMO PERSONALIDADE QUE MAIS SE DESTACOU NA LUTA PELA AGRICULTURA.
Aparteantes
Ademir Andrade.
Publicação
Publicação no DSF de 24/11/2001 - Página 29478
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, ANEXAÇÃO, DISCURSO, OFICIO, AUTORIA, PRESIDENTE, CONFEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUARIA DO BRASIL (CNA), INFORMAÇÃO, INDICAÇÃO, FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA, ESTADO DO PIAUI (PI), NOME, ORADOR, RECEBIMENTO, HOMENAGEM, MOTIVO, RELEVANCIA, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, DEFESA, REFORÇO, AGRICULTURA, BRASIL.
  • ESCLARECIMENTOS, ATUAÇÃO, ORADOR, GESTÃO, GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), IMPLEMENTAÇÃO, POLITICA, INCENTIVO, AGRICULTURA, PECUARIA, EXPLORAÇÃO, RIQUEZAS, CERRADO, REGIÃO, BENEFICIO, PEQUENO PRODUTOR RURAL.
  • AGRADECIMENTO, CONFEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUARIA DO BRASIL (CNA), FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA, HOMENAGEM, ORADOR.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. FREITAS NETO (Bloco/PSDB - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de fazer o registro de um fato que muito me honrou.

            No dia 7 de novembro último, recebi do Presidente da Confederação Nacional da Agricultura, Sr. Antônio Ernesto de Salvo, um ofício em que diz que a Confederação Nacional da Agricultura, comemorando os 50 anos de atividades em defesa do homem rural e do campo brasileiro, e sabendo que este é o momento oportuno para agradecer a todos aqueles que se dedicaram à busca de soluções para a nossa agropecuária, que hoje se encontra entre as mais competitivas do mundo, vem homenagear quem se aliou ao produtor rural no seu esforço permanente para produzir cada vez mais e melhor.

            Solicito, inclusive, que este ofício faça parte do meu pronunciamento, para não ter de lê-lo na íntegra.

            Quero dizer que a CNA pediu às Federações da Agricultura estaduais que indicassem cada uma uma pessoa - são 27 os indicados, dos 26 Estados e do Distrito Federal - para que durante, as comemorações dos 50 anos da Confederação Nacional da Agricultura, a Confederação homenageasse as pessoas que mais trabalharam em seus Estados pelo fortalecimento do setor primário.

            Coube a mim, com muita honra, ser o indicado da Federação da Agricultura do meu Estado, o Piauí. Ontem à noite, juntamente com os homenageados de outros Estados, em um jantar promovido pela CNA, recebemos uma medalha comemorativa dos 50 anos daquela Confederação, bem como um diploma de colaboração e participação dos que lutam pelo fortalecimento da agricultura no Brasil.

            Como fiquei muito feliz, não poderia deixar de registrar e de agradecer aos diretores da Confederação, e também ao Presidente Carlos Augusto Carneiro da Cunha, da Federação da Agricultura do Piauí, e aos seus diretores, que, por unanimidade, indicaram o meu nome.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quando Governador do Piauí, implementamos políticas que visavam romper o ciclo vicioso da pobreza em nosso Estado, incentivando as atividades produtivas, dentre as quais a agricultura e a pecuária. Naquele momento, chamamos a atenção do Piauí e até de empresários de outras regiões do Brasil para as potencialidades dos cerrados do nosso Estado. Uma das últimas fronteiras agrícolas do Brasil são exatamente os cerrados do Nordeste setentrional, e o Piauí tem, ao sul, cerca de oito milhões de hectares de cerrado, terras planas, de fácil mecanização, com regime pluviométrico entre 1.000 e 1.100 milímetros por ano. E naquele momento os cerrados de nosso Estado passaram a ser explorados economicamente.

            Esse foi o início dessa exploração econômica, que tem crescido em progressão geométrica e, sem dúvida nenhuma, dentro de pouco tempo, será um pólo econômico de desenvolvimento fortíssimo no nosso Estado.

            Além dos cerrados, houve também a implementação de uma política importantíssima pelo então Secretário da Agricultura, um grande técnico e professor universitário, o agrônomo Antônio Manuel Castelo Branco. Ele deu atenção aos pequenos produtores. Houve incentivo para que passassem a produzir sementes, a serem adquiridas pela Secretaria da Agricultura e distribuídas por comissões municipais, com a participação do Prefeito, da Igreja, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, de acordo com a vocação agrícola de cada região do Piauí. E até agora o recorde de 973 mil toneladas de grãos, obtido na safra 1993/1994, quando governamos o Piauí, nunca foi superado.

            Estou citando esses dados para justificar que talvez tenha sido a ação do nosso Governo a ensejar a indicação do meu nome para representar o setor nessa homenagem da Confederação Nacional da Agricultura.

            Destaco também o incentivo que demos ao pequeno irrigante, com a redução da conta de energia, que possibilitou que vários pequenos produtores pudessem ter a sua lavoura irrigada.

            Eram esses os registros que gostaríamos de fazer, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, agradecendo à CNA, à Federação da Agricultura do Piauí e aos seus diretores pela homenagem honrosa que recebemos na noite de ontem.

            Muito obrigado.

 

            ***********************************************************************

            DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR FREITAS NETO EM SEU PRONUNCIAMENTO, INSERIDO NOS TERMOS DO ART. 210 DO REGIMENTO INTERNO.

            ***********************************************************************

 

            


            Modelo14/29/242:32



Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/11/2001 - Página 29478