Pronunciamento de Moreira Mendes em 23/11/2001
Discurso durante a 161ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
HOMENAGEM AO JORNAL O ESTADÃO DO NORTE, PELO TRANSCURSO DE 22 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO.
- Autor
- Moreira Mendes (PFL - Partido da Frente Liberal/RO)
- Nome completo: Rubens Moreira Mendes Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.
IMPRENSA.:
- HOMENAGEM AO JORNAL O ESTADÃO DO NORTE, PELO TRANSCURSO DE 22 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO.
- Publicação
- Publicação no DSF de 24/11/2001 - Página 29484
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM. IMPRENSA.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, O ESTADO DO NORTE, ESTADO DE RONDONIA (RO), CONSOLIDAÇÃO, CRESCIMENTO, IMPORTANCIA, CRIAÇÃO, EMPREGO, CONGRATULAÇÕES, MARIO CALIXTO FILHO, EMPRESARIO.
- COMENTARIO, CRIAÇÃO, JORNAL, TRIBUNA DO BRASIL, DISTRITO FEDERAL (DF), RESPONSABILIDADE, GRUPO, EMPRESA, ESTADO DE RONDONIA (RO), IMPORTANCIA, BRASIL.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. MOREIRA MENDES (PFL - RO) - Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, no dia de ontem, a mídia rondoniense viveu, como todo o Estado, um dia de festa da comunicação. Tudo isso porque, nesta data, o mais tradicional veículo de comunicação de Rondônia, o Jornal O Estadão do Norte celebrou seu vigésimo segundo aniversário de fundação.
Eu cheguei em Rondônia quando a capital e a cidade fronteiriça de Guajará-Mirim eram os dois únicos municípios do Estado. Vi muitas empresas nascerem e crescerem, ou fecharem.
O Jornal O Estadão, fundado por iniciativa do empresário Mário Calixto Filho, é uma daquelas empresas que cresceu e não só consolidou-se, como ampliou suas áreas de atuação, transformando-se em um complexo de comunicação que engloba hoje - além do Jornal que homenageamos pela passagem do seu aniversário - também emissoras de televisão e rádio.
Mas ainda não é só isso. Este grupo empresarial está fazendo história, a partir deste 22º aniversário de seu início, com um verdadeiro presente que seu sucesso deu a si mesmo, qual seja, o fato de, exportando iniciativa, garra e capacidade, fundar há poucos dias, um jornal de nível nacional, produzido e editado diariamente na capital federal. Este jornal, cujo nome é Tribuna do Brasil, é um marco da economia rondoniense, em plena cidade que é a sede da administração do nosso país, Brasília.
Isto é um motivo de verdadeiro orgulho para o empresariado e a população rondoniense, porque sendo o nosso Estado fruto da migração que levou milhares de brasileiros para desbravar e conquistar a Amazônia Ocidental, agora, cidadãos vitoriosos voltam seus projetos para o Brasil. Não é uma inversão, é uma vitória, uma conquista dos brasileiros que acima das fronteiras estaduais, ajudaram a construir o norte e agora vêm somar com demais compatriotas, pelo progresso do País e pela grandeza de Rondônia.
Voltando ao Estadão do Norte, causa feliz deste pronunciamento, é fundamental registrar que são 22 anos de comunicação sem medo, de jornalismo independente, acurado e de plena e permanente vanguarda. Na verdade, Srªs. e Srs. Senadores, O Estadão do Norte é parte do nosso café da manhã. Às vezes quente, como quentes muitas vezes são os fatos deste mundo; às vezes, suavizado pelo leite de fatos altaneiros que melhoram o mundo e nossas vidas, mas jamais morno. Seu nome é superlativo e foi honrado em todos estes anos.
E quanto às centenas de empregos gerados nessas duas décadas de existência, sua equipe é muito mais do que um grupo de técnicos e jornalistas. Quem conhece seu corpo profissional sabe que eles formaram e formam cada dia mais uma verdadeira família, unida e trabalhadora, que nestes anos todos jamais faltou no calendário de nosso dia a dia.
A comunicação e o nosso Estado estão em festa. Festa de resultados positivos. Festa de aniversário de um veículo que, além de pioneiro e independente, depois de conquistar a todos os rondonienses, como líder que sempre foi, agora conquista também o Brasil com A Tribuna do Brasil; o verdadeiro, maior e histórico presente do Estadão do Norte. Presente mais do que merecido e o qual bem sabemos, tem tudo para também entrar para a história, como nosso aniversariante já entrou.
Era o que tinha a registrar, Sr. Presidente.
Modelo111/23/249:52