Discurso durante a 163ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogios à gestão do Embaixador Sérgio Amaral frente ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. (como lider)

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMERCIO EXTERIOR.:
  • Elogios à gestão do Embaixador Sérgio Amaral frente ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. (como lider)
Publicação
Publicação no DSF de 28/11/2001 - Página 29673
Assunto
Outros > COMERCIO EXTERIOR.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, SERGIO AMARAL, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO DA INDUSTRIA E DO COMERCIO EXTERIOR (MDIC), INCENTIVO, AMPLIAÇÃO, EXPORTAÇÃO, REDUÇÃO, TRIBUTOS, AUMENTO, COBERTURA, SEGUROS, REGULAMENTAÇÃO, PORTO, AEROPORTO, ANEXAÇÃO, DOCUMENTO, DADOS.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, pedi a palavra para fazer um registro, que considero importante, do reconhecimento pelo trabalho realizado pelo Ministro Sérgio Amaral, que assumiu, em agosto, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e tem feito ações importantes relacionadas à ampliação das exportações e ao fortalecimento do processo de desenvolvimento do País.

            Eu poderia citar algumas ações importantes, como a decisão de implantar a Gecex - Câmara de Gestão do Comércio Exterior, a desoneração das exportações com a diminuição do PIS e da Cofins, o aumento da cobertura do seguro de crédito às exportações de 85% para 95% do risco comercial e de 90% para 95% no risco-país, a revisão no processo de drawback, a regulamentação dos portos e aeroportos industriais e aduaneiros, a promoção das exportações, a implantação do portal do exportador, a difusão da cultura exportadora, inclusive com um encontro realizado no Estado de Roraima para debater a questão de exportação para a Venezuela e Guiana principalmente, a implantação do programa e da campanha “Natal Brasileiro” e várias medidas setoriais já adotadas no tocante ao café com novos prazos de registro de venda.

            Registro, assim, os avanços em tão curto espaço de tempo empreendidos pelo Ministro do Desenvolvimento, Indústria e do Comércio Exterior, Sérgio Amaral, e peço a transcrição das ações que foram por mim elencadas.

            Muito obrigado.

 

            ***********************************************************************

            DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO, INSERIDO NOS TERMOS DO ART. 210 DO REGIMENTO INTERNO.

            ************************************************************************

 

            


            Modelo13/2/248:54



Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/11/2001 - Página 29673