Discurso durante a 169ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Participação de S.Exa. na solenidade de entrega do quinto Prêmio Senador Milton Campos de monografias, oferecido aos universitários de todo o País.

Autor
Luiz Otavio (PPB - Partido Progressista Brasileiro/PA)
Nome completo: Luiz Otavio Oliveira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Participação de S.Exa. na solenidade de entrega do quinto Prêmio Senador Milton Campos de monografias, oferecido aos universitários de todo o País.
Publicação
Publicação no DSF de 07/12/2001 - Página 30393
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • PRESENÇA, ORADOR, SOLENIDADE, FUNDAÇÃO, PESQUISA, ESTUDO, POLITICA, ENTREGA, PREMIO, ESTUDANTE, REFERENCIA, ESTUDO TECNICO, ORDEM ECONOMICA, AMBITO INTERNACIONAL, REGIÃO AMAZONICA, SOBERANIA NACIONAL.
  • ELOGIO, INICIATIVA, FUNDAÇÃO, INCENTIVO, ESTUDANTE, UNIVERSIDADE, PESQUISA, DEBATE, BENEFICIO, POLITICA SOCIAL.

O SR. LUIZ OTÁVIO (Bloco/PPB - PA) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, ontem, dia 05 de dezembro, tive a honra de participar da solenidade de entrega do 5º Prêmio Senador Milton Campos de monografias. Essa solenidade, Sr. Presidente, foi presidida pelo ex-senador Jarbas Passarinho, Presidente da Fundação Milton Campos, uma das mais ilustres personalidades políticas deste País e, principalmente, um dos homens mais importantes e respeitados do meu Estado do Pará.

Esse prêmio é oferecido aos universitários de todo o País pela Fundação Milton Campos para Pesquisas e Estudos Políticos - vinculada ao Partido Progressista Brasileiro (PPB) - em parceria com o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). O ex-senador Jarbas Passarinho entregou os prêmios juntamente com Presidente do CRUB, Reitor José Carlos Almeida da Silva. Este ano, os universitários redigiram as monografias sobre o tema ‘‘A Nova Ordem Mundial, Soberanias Nacional e Amazônia’’. O primeiro lugar ficou com Liviane Paixão da Silva Oliveira, da Universidade Tiradentes de Sergipe, que recebeu um prêmio de R$7 mil e terá a publicação de seu trabalho em forma de livro. Seis outros estudantes também foram premiados e outros seis receberam menção honrosa. Além do prêmio, os doze selecionados terão o resumo de seus trabalhos publicados pela Revista da Fundação Milton Campos.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, o Prêmio Senador Milton Campos é o resultado concreto de cinco anos de mútua cooperação entre a Fundação Milton Campos e o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, dentro do objetivo comum de estimular estudos e pesquisas sobre questões de interesse relevante para o desenvolvimento econômico e social do país. No corrente ano, 21 Estados e o Distrito Federal participaram da seleção inicial. Isso prova o interesse que o Prêmio Milton Campos desperta na inteligência universitária desde 1997, quando o tema proposto foi o desemprego. Seguiu-se em 1998 a análise das desigualdades socioeconômicas e sua repercussão na integração nacional. Em 1999, o tema foi a representação política ao longo da história e, em 2000, o novo paradigma do emprego e a mutação do sindicalismo. No ano corrente, a seleção temática recaiu na problemática amazônica inserida na nova ordem mundial e as soberanias dos estados nacionais. Como nos anos anteriores, foram selecionados doze candidatos, desta vez representando os Estados de Minas Gerais, Paraná, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe, e o Distrito Federal.

Durante quatro meses, os universitários trabalharam com muita seriedade na pesquisa e na análise do tema, tendo eles recebido bolsa de estudo, visando à elaboração da monografia. A Fundação Milton Campos e o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras promoveram essa solenidade para dar cumprimento à última fase do concurso nacional para estudantes universitários, com a premiação dos trabalhos vencedores.

A avaliação dos trabalhos considerou a criatividade e a originalidade das teses concorrentes, além da análise objetiva do tema indicado, valorizando o alcance qualitativo dos trabalhos. Para garantir o cumprimento das normas do concurso, a Fundação Milton Campos e o Conselho de Reitores escolheram uma comissão integrada por Professores Doutores, com larga experiência acadêmica, comissão essa que realizou reuniões regulares de seleção e de avaliação dos trabalhos. Fazem parte desse grupo os ilustres Professores Doutores, Adler do Couto Andrade, Estevão Chaves de Rezende Martins e Márcia Lopes Reis. A decisão sobre os trabalhos vitoriosos e o conjunto de menções honrosas foi tomada, por unanimidade, pelos membros da comissão julgadora.

Nos anos anteriores, eram premiados os três primeiros colocados. Este ano, a Fundação Milton Campos e o Conselho de Reitores acataram sugestão da comissão julgadora e estão premiando os seis primeiros colocados.

Sr. Presidente, iniciativas como esta, merecem todo o nosso apoio. Este Prêmio é muito oportuno e mereceria ser acompanhado por muitas outras instituições do nosso Brasil, uma vez que estimular os nossos jovens universitários, como faz a Fundação Milton Campos, é trazer os estudantes deste País para um debate amplo sobre questões de interesse relevante para o desenvolvimento econômico e social do País

Era o que tinha a dizer Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/12/2001 - Página 30393