Discurso durante a 170ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do oferecimento, pela Brasil Telecom, dos serviços de data center, a partir do corrente mês, aos clientes pessoas jurídicas.

Autor
Mauro Miranda (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Mauro Miranda Soares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TELECOMUNICAÇÃO.:
  • Registro do oferecimento, pela Brasil Telecom, dos serviços de data center, a partir do corrente mês, aos clientes pessoas jurídicas.
Publicação
Publicação no DSF de 08/12/2001 - Página 30525
Assunto
Outros > TELECOMUNICAÇÃO.
Indexação
  • ELOGIO, EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES, INFORMATICA, DISPONIBILIDADE, CLIENTE, PESSOA JURIDICA, SOFTWARE, MELHORIA, TECNOLOGIA, AUMENTO, SEGURANÇA, ARMAZENAGEM, DADOS, EMPRESA.

O SR. MAURO MIRANDA (PMDB - GO) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, recente edição da Gazeta Mercantil consigna que a Brasil Telecom, além de manter operações em nove Estados das regiões Sul, Norte, Centro-Oeste e o Distrito Federal, passa a oferecer, a partir do corrente mês de dezembro, os serviços de data center aos seus mais de 370 mil clientes pessoas jurídicas.

            A decisão, adotada no limiar deste ano, foi seguida dos trabalhos de reformulação das unidades próprias que preenchiam as exigências da operacionalidade.

Em seguida, foram aparelhadas com recursos de segurança física, de sistema anti-invasão de hackers, de proteção contra incêndios e de mecanismos de garantia de fornecimento de energia, tais como geradores de emergência e no-breaks.

            Com essa infra-estrutura, procurou-se assegurar o funcionamento dos servidores nas 24 horas do dia e exercer o controle de acesso aos dados e programas armazenados pela própria operadora, em dupla modalidade.

A primeira propicia a hospedagem de parques de equipamentos, domínios e centros de processamento de dados de clientes que exijam segurança de suas próprias estruturas. A segunda procura atender empresas de pequeno e médio portes, desprovidas de plataformas tecnológicas e que também desejam prestar serviços mediante a utilização de servidores da Brasil Telecom.

Abrangendo, de início, 15% do mencionado universo de cerca de 370 mil clientes, os serviços destinam-se a atender à demanda das empresas que necessitam garantir máxima segurança à armazenagem de servidores, de redes informatizadas e de equipamentos de gerenciamento de dados.

Para tanto, a Brasil Telecom realizou investimentos de R$100 milhões, destinados à criação da Cyber Data Center (CyDC), que é uma das maiores estruturas operacionais do País, nessa área especializada. A princípio, serão estruturadas unidades de pequeno porte, aptas à realização de negócios.

Deve-se acrescentar que pesquisa de mercado confirma a possibilidade de o cliente obter uma economia de até 70% nos custos, ao não optar pela estrutura própria informatizada, e de usufruir de tecnologias como as da HP, Cisco, EMCBrasil e IBM.

O novo CyDC compõe-se dos centros regionais de Brasília, para o atendimento de clientes do Centro-Oeste e do Norte; de Curitiba, para Santa Catarina e Paraná; e de Porto Alegre, para o Rio Grande do Sul e, futuramente, países do Mercosul.

Além desses, haverá unidades em Municípios cobertos pela Brasil Telecom, incluindo Palmas, no Tocantins; Campo Grande, no Mato Grosso do Sul; Cuiabá, em Mato Grosso; Blumenau, em Santa Catarina; Foz do Iguaçu, no Paraná; Pelotas, no Rio Grande do Sul; e Goiânia, a Capital do Estado que aqui representamos.

Ao termo desta breve intervenção, parece-nos de justiça reconhecer que os investimentos e a estratégia adotadas bem demonstram que a Brasil Telecom impulsiona, firme e continuadamente, o avanço tecnológico do setor e a expansão dos seus benefícios a expressiva parcela de usuários, e que contemplam, como é de justiça, também o nosso Estado de Goiás.

Era o que tínhamos a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/12/2001 - Página 30525