Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REFERENCIAS AO PRONUNCIAMENTO DA SENADORA MARINA SILVA. TRANSMISSÃO DA DECISÃO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES, DURANTE ENCONTRO NACIONAL DO PARTIDO, QUE APROVOU A INSCRIÇÃO DE S.EXA. E DE LUIZ INACIO LULA DA SILVA, COMO PRE-CANDIDATOS A PRESIDENCIA DA REPUBLICA.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL. POLITICA PARTIDARIA.:
  • REFERENCIAS AO PRONUNCIAMENTO DA SENADORA MARINA SILVA. TRANSMISSÃO DA DECISÃO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES, DURANTE ENCONTRO NACIONAL DO PARTIDO, QUE APROVOU A INSCRIÇÃO DE S.EXA. E DE LUIZ INACIO LULA DA SILVA, COMO PRE-CANDIDATOS A PRESIDENCIA DA REPUBLICA.
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2001 - Página 32051
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL. POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • IMPORTANCIA, DISCURSO, MARINA SILVA, SENADOR, ELOGIO, TRABALHO, FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS (FGV), REFERENCIA, MARCELO NERI, ECONOMISTA, DESENVOLVIMENTO, ESTUDO, ERRADICAÇÃO, POBREZA.
  • INFORMAÇÃO, DECISÃO, ENCONTRO, AMBITO NACIONAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), ACEITAÇÃO, INSCRIÇÃO, ORADOR, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, POLITICO, DISPUTA, CANDIDATURA, PRESIDENCIA DA REPUBLICA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Antonio Carlos Valadares, quero registrar a importância do pronunciamento da Senadora Marina Silva relativamente ao estudo da Fundação Getúlio Vargas e em especial do economista Marcelo Neri que, nesses últimos tempos, vem se dedicando ao estudo de como se erradicar a pobreza, acreditando ele - e tem registrado isso - que são importantes aqueles programas que envolvem a distribuição da riqueza e da renda. Afirma ele que, havendo hoje cerca de 50 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza, ou seja, abaixo de R$80 por mês, seria perfeitamente possível, e está ao nosso alcance, erradicarmos a pobreza no Brasil, sendo necessário para isso que os outros 120 milhões de brasileiros, que dispõem de rendimentos, dessem uma contribuição da ordem de R$750,00 per capita anualmente. Seria perfeitamente possível que alcançássemos o objetivo da erradicação da pobreza com medidas tais como a garantia de uma renda a todos os brasileiros.

            Sr. Presidente, Senador Antônio Carlos Valadares, Senadora Marina Silva, eu gostaria de transmitir ao Senado Federal a importante notícia da decisão tomada pelo Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores, em que foi aceita a inscrição do pré-candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por meio da assinatura de 80% dos membros do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores. Da mesma forma, foi confirmada a minha inscrição como pré-candidato à Presidência da República, inscrição essa que foi feita em dezembro do ano passado, reiterada em maio último, perante o Diretório Nacional, e assim reconhecida.

            Por outro lado, houve uma decisão importante do Prefeito de Belém do Pará, Edmilson Rodrigues, do Partido dos Trabalhadores, que estava cogitando ser também pré-candidato. Disse-me S. Exª - também por meio de seu pronunciamento perante cerca de 560 delegados no Encontro Nacional - que, considerando que como Lula e eu éramos do mesmo campo programático, cujas teses haviam sido aprovadas naquele fórum nacional, realizado sexta, sábado e domingo, em Recife, nesse último final de semana; e considerando também que não via tanta disposição de Lula em realizar os debates, sobretudo porque as teses programáticas já estavam, em princípio, apreciadas e votadas por aquela reunião, e também porque, dentre aqueles que estavam no seu campo de apoio, havia alguns que avaliavam que seria melhor que não se candidatasse e outros que consideravam importante candidatar-se para assim colocar as suas idéias; diante dessas diversas reflexões, ele preferiu não ser pré-candidato.

            Dessa maneira, Sr. Presidente, temos delineados, pela Direção Nacional e pelo Encontro Nacional, os seguintes quadro e calendário:

            Encerrou-se o prazo para inscrição de pré-candidatos.

            Estão inscritos, como pré-candidatos à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva e eu.

            A Prévia será realizada em 03 de março próximo. Quem pode votar na Prévia? Todos os aproximadamente novecentos e poucos mil filiados ao Partido dos Trabalhadores.

            Portanto, desde 10 de fevereiro de 1980, todas aquelas pessoas que, em algum momento, se inscreveram como filiados do PT, desde que estejam em ordem com a sua situação de filiação; quem porventura, não esteja contribuindo ou algo assim, pode perfeitamente colocar-se em ordem para ter o direito pleno, recadastrando-se e confirmando a sua filiação; quem tiver sido filiado até 3 de março de 2001 poderá votar nas eleições de 3 de março de 2002, nessa prévia.

            Qual é a relevância, Sr. Presidente, dessa prévia? Trata-se da primeira vez na história do Brasil e de qualquer dos partidos políticos brasileiros que o candidato à Presidência da República será escolhido por todos os filiados desse partido. Portanto, trata-se de uma decisão inédita, em que se dará a oportunidade a todos os filiados do Partido dos Trabalhadores de escolhermos qual aquele que deve ser o candidato à Presidência da República.

            Gostaria de ressaltar, ainda hoje, no DataFolha Interação On Line, a seguinte consulta, iniciada ontem: “Você acha que o Senador Eduardo Suplicy (PT-SP) deveria abrir mão de sua pré-candidatura à Presidência em 2002 em favor de Luiz Inácio Lula da Silva?” Até há poucos instantes 1.012 pessoas haviam respondido a essa indagação, sendo: 836 votos NÃO, correspondendo a 83% dos consultados, e 176 votos SIM, que deveria o Senador Eduardo Suplicy desistir, correspondendo, portanto, a 17%. Isso significa, como eu havia previsto e explicado aos membros delegados ao Encontro Nacional, que há um sentimento muito forte no sentido de que eu continue. Nos diversos lugares por onde tenho andado, as pessoas têm-me dito que eu devo continuar, devo levar o meu ideal adiante, pois é meu direito.

            Avalio que estarei contribuindo para que o Partido dos Trabalhadores dê um exemplo de aperfeiçoamento das instituições democráticas, visto que o Partido nasceu para fortalecer e defender a democracia e foi o Partido que mais se engajou, desde o começo, pelas “Diretas já!”, pelas eleições diretas para Prefeito, Governador e para Presidente da República.

            O Partido dos Trabalhadores, na época em que eu era Deputado Federal - éramos oito na Bancada -, decidiu que não deveríamos abrir mão da defesa das eleições diretas e, portanto, não participaríamos do Colégio Eleitoral que decidiu entre Tancredo Neves e Paulo Maluf. Esse mesmo Partido foi também o que mais se empenhou na campanha pela “Ética na Política”, em 1992.

            Portanto, o PT, que sempre colocou o procedimento de prévia para escolha de cargos ao Executivo quando há mais de um candidato, vai realizar, pela primeira vez, uma prévia para a escolha do candidato à Presidência.

            O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Valadares) - (Faz soar a campainha.)

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Assim, Sr. Presidente, quero reiterar o que disse aos presentes no Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores. Estarei defendendo idéias, proposições, estarei agindo com toda a amizade e respeito a Luiz Inácio Lula da Silva, nosso Presidente de Honra.

            Gostaria, portanto, que todas as pessoas acompanhassem de perto esse encontro, sobretudo os filiados ao Partido dos Trabalhadores, pois é importante que todos compareçam à prévia, que acontecerá em 3 de março de 2002, para dizer se desejam votar em Lula ou neste Senador que vos fala.

            Se Lula vencer, assumo o compromisso de me tornar, desde o momento de sua vitória na prévia, uma das pessoas que certamente batalhará com a maior energia, ardor e vontade para que ele se torne o Presidente do Brasil. Mas gostaria que também se abrisse a possibilidade de os filiados do PT, se assim desejarem, votarem neste outro candidato.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


            Modelo13/28/242:55



Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2001 - Página 32051