Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

RELATO DAS ATIVIDADES DO CONGRESSO NACIONAL, POR OCASIÃO DO ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS NESTE ANO. TRANSCURSO DOS 20 ANOS DE EXISTENCIA DO ESTADO DE RONDONIA, NO PROXIMO DIA 22.

Autor
Moreira Mendes (PFL - Partido da Frente Liberal/RO)
Nome completo: Rubens Moreira Mendes Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. HOMENAGEM.:
  • RELATO DAS ATIVIDADES DO CONGRESSO NACIONAL, POR OCASIÃO DO ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS NESTE ANO. TRANSCURSO DOS 20 ANOS DE EXISTENCIA DO ESTADO DE RONDONIA, NO PROXIMO DIA 22.
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2001 - Página 32128
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. HOMENAGEM.
Indexação
  • RELATORIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ORADOR, BENEFICIO, ESTADO DE RONDONIA (RO).
  • COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ESTADO DE RONDONIA (RO), HOMENAGEM, FUNDADOR.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MOREIRA MENDES (PFL - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, estamos chegando ao final de mais um ano de trabalho intenso, de muitas lutas e de muitas realizações, em que esta Casa deu um exemplo ao Brasil. Por aqui, neste ano, tramitaram importantes projetos e a Casa deu uma demonstração inequívoca da sua responsabilidade com todos os fatos que aqui ocorreram.

            Quero, neste final de ano, praticamente sendo um dos últimos Senadores a usar desta tribuna, fazer um registro e uma homenagem à população do meu Estado, dizer que eu procurei, na medida das minhas modestas possibilidades, na medida da minha capacidade física e intelectual, trabalhar e aqui defender com determinação e com denodo o povo do meu Estado.

            Lutei incansavelmente para modificar a Medida Provisória nº 2.166, que no meu Estado ainda é conhecida como Medida Provisória 2.080, aquela que propõe modificações no Código Florestal. Avançamos muito na negociação, mas ainda não conseguimos vencer essa batalha. Contudo, tenho muita esperança de que logo, na abertura dos trabalhos do próximo ano, possamos fazê-lo.

            Lutamos pela gasoduto Urucum-Porto Velho; brigamos intensamente pela construção de duas importante pontes no Estado, ambas sobre o rio Madeira, uma em Porto Velho, ligando a BR-319 e outra, sobre o rio Madeira, ligando a BR-364 ao Estado o Acre.

            Ajudamos decisivamente, participando da renegociação das dívidas do setor agrícola e agropecuário do País. Infelizmente, só não conseguimos, como disse a Senadora Heloísa Helena, avançar um pouco mais, porque se avançou bastante, na questão dos Fundos Constitucionais.

            Brigamos, de forma também intensa, na questão do Orçamento, das emendas para o Estado e das emendas para os Municípios.

            Portanto, encerro este ano com a certeza do dever cumprido, Sr. Presidente. Mas quero aproveitar esse último momento para dizer que no próximo dia 22, sábado, o Estado de Rondônia completará 20 anos de existência. Criado pela Lei Complementar nº 41, de 22 de dezembro de 1981, é hora de se fazer aqui uma justa homenagem ao então Presidente João Figueiredo, ao Ministro da Justiça Ibrahim Abi-Ackel, ao Ministro Mário Andreazza, um grande brasileiro que lutou muito pelo Estado e, sobretudo, homenagear o ex-Governador, já falecido, Jorge Teixeira de Oliveira, grande brasileiro, que foi o primeiro Governador do Estado de Rondônia.

            Quero, então, neste final, fazer esse registro pelo Estado de Rondônia e também desejar a todos os rondonienses, assim como a todos os Senadores e suas famílias, a todos os funcionários desta Casa, um feliz Natal e um Ano-Novo muito próspero, muito cheio de realizações, e que consigamos cada vez mais nos superar nessa difícil missão de legislar e de construir um Brasil melhor.

            Sr. Presidente, era o que eu tinha a registrar.


            Modelo112/26/244:05



Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2001 - Página 32128