Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. NURI ANDRAUS GASSANI, EX-MINISTRO DA AGRICULTURA NO GOVERNO DO PRESIDENTE ITAMAR FRANCO.

Autor
Lindberg Cury (PFL - Partido da Frente Liberal/DF)
Nome completo: Lindberg Aziz Cury
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. NURI ANDRAUS GASSANI, EX-MINISTRO DA AGRICULTURA NO GOVERNO DO PRESIDENTE ITAMAR FRANCO.
Publicação
Publicação no DSF de 19/12/2001 - Página 31787
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, NURI ANDRAUS GASSANI, EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), ELOGIO, VIDA PUBLICA, HISTORIA.

O SR. LINDBERG CURY (PFL - DF. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador) - Sr . Presidente, Srªs e Srs. Senadores, com profundo pesar, tenho, agora, uma das mais dolorosas incumbências de minha vida, que é noticiar o falecimento de Nuri Andraus Gassani. O Brasil perde um grande brasileiro; nós perdemos um grande amigo.

Nascido em Uberlândia, filho de descendentes libaneses, escolheu o curso de Engenharia e estudou na Escola Federal de Minas de Ouro Preto, onde teve um destaque fantástico, pelo brilho de sua inteligência, chegando a ser o Presidente do Centro Acadêmico de Ouro Preto.

Veio para Brasília nos idos de 1969 e de imediato se incorporou a esta cidade, tornando-se o Vice-Presidente da Associação Comercial do Distrito Federal. Na época, quando Brasília era o túmulo da democracia, Nuri Andraus Gassani, como um grande coordenador, trabalhou para que Brasília tivesse direito ao voto. Por sua capacidade de trabalho, por sua tenaz dedicação aos problemas desta cidade, granjeou uma amizade muito grande entre todos os diretores da Associação Comercial, tendo, posteriormente, ocupado o cargo de Presidente dessa mesma entidade. 

Ao longo de sua vida, Nuri Andraus Gassani recebeu tarefas das mais importantes. A partir de um determinado momento deu uma atenção muito especial aos problemas da agricultura. Rememoraram-se naquela ocasião lutas importantíssimas, como a que concedeu aos produtores rurais o direito à negociação. Nessa ocasião era Vice-Presidente da Confederação Nacional da Agricultura e desenvolveu - perdoem-me a emoção - junto àquela entidade um trabalho de equivalência de produtos, recebido por toda a sociedade brasileira e principalmente pela região agrícola.

Esse trabalho o conduziu à Secretaria de Desenvolvimento do Distrito Federal, que envolvia a Secretaria de Agricultura, de Comércio e o próprio Detur. Posteriormente, chegou a ocupar o cargo de Ministro da Agricultura no Governo Itamar Franco.

Questões políticas, Sr. Presidente, o afastaram de lá. A proposta era revolucionária e o sistema financeiro do nosso País não permitiu. E foi desencadeada uma ação e ele pouco tempo permaneceu à frente do Ministério da Agricultura.

Nuri Andraus Gassani dedicou uma atenção muito especial a esta cidade, trabalhando na Associação Comercial, na Secretaria de Agricultura e, mais adiante, como num ato de reconhecimento pelo seu trabalho, recebeu títulos recentemente. Foi destaque como empresário do ano do Sindicato da Agricultura do Distrito Federal e recebeu o título de cidadão honorário de Brasília no último mês de setembro.

Da CNA, quando completou 50 anos de atividades produtivas, recebeu o destaque do ano para Brasília, título de que muito nos orgulhamos, na presença de quatro Ministros de Estado e das maiores autoridades daquele setor.

Faço esse registro emocionado porque ao lado de Nuri Andraus Gassani tivemos um período longo de vivência e dedicação às causas de Brasília.

Sr. Presidente, é difícil continuar falando. Quero, em nome do trabalho que foi desenvolvido em todos os setores da nossa sociedade, que o Senado aprove o requerimento que prestará uma homenagem a um grande brasileiro e grande amigo da nossa cidade de Brasília. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/12/2001 - Página 31787