Fala da Presidência durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO DEPUTADO ESTADUAL TIAGO DE AMORIM NOVAES, ASSASSINADO, ONTEM, EM FRENTE A SUA RESIDENCIA, NA RUA MATO GROSSO, EM CASCAVEL - PR.

Autor
Alvaro Dias (PDT - Partido Democrático Trabalhista/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO DEPUTADO ESTADUAL TIAGO DE AMORIM NOVAES, ASSASSINADO, ONTEM, EM FRENTE A SUA RESIDENCIA, NA RUA MATO GROSSO, EM CASCAVEL - PR.
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2001 - Página 32046
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, TIAGO DE AMORIM NOVAES, DEPUTADO ESTADUAL, ESTADO DO PARANA (PR), NECESSIDADE, PRISÃO, RESPONSAVEL, HOMICIDIO.
  • NECESSIDADE, GOVERNO FEDERAL, GOVERNO ESTADUAL, DESENVOLVIMENTO, POLITICA, CONTENÇÃO, VIOLENCIA.

O SR. ÁLVARO DIAS (Bloco/PDT - PR. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a violência cresce avassaladoramente sobre as cidades, sobretudo as cidades maiores, alcançando diariamente milhares de pessoas. Desta feita, um homem público polêmico, ousado, é alcançado pela violência em frente a sua residência.

Um jovem Deputado, de 33 anos, foi assassinado em frente à sua residência, ontem, às 22 horas e 30 minutos. Ele vinha desempenhando seu mandato de deputado estadual com independência e muita coragem. Recentemente, resistiu às pressões do governo estadual, votando contra a venda da Copel. Mas a sua maior atuação, sem dúvida, referia-se às questões da violência. Com programas de rádio e televisão, combatia com denodo a violência no Paraná, denunciando crimes, criminosos e policiais que eventualmente descumprissem o seu dever.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, este é um momento de reflexão para as autoridades. Não é possível admitir que a violência cresça de forma inusitada, até mesmo no interior do País. Há, sem dúvida, necessidade de o Governo Federal e de os governos estaduais investirem de forma mais significativa no setor de segurança pública. É preciso que sobretudo o Ministério da Justiça assuma a responsabilidade de coordenar políticas públicas integradas com o objetivo de conter esse processo de violência no País.

Certamente, a polícia do Paraná elucidará esse crime. Como se trata de uma vítima de notoriedade, há que se valer desse episódio com objetivos didáticos, para alcançar efeitos pedagógicos, solucionando o enigma desse crime não só relativamente a quem procedeu aos disparos, mas também a eventuais mandantes, para que a opinião pública tenha consciência de que realmente o crime não compensa.

Manifestamos a nossa solidariedade aos familiares de Tiago de Amorim Novaes, aos seus eleitores, aos seus amigos e, sobretudo, à população de Cascavel e do oeste do Paraná.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2001 - Página 32046