Fala da Presidência durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

APELO AOS PARLAMENTARES PELA APROVAÇÃO DO ORÇAMENTO DA UNIÃO.

Autor
Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Ramez Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO. ORÇAMENTO.:
  • APELO AOS PARLAMENTARES PELA APROVAÇÃO DO ORÇAMENTO DA UNIÃO.
Publicação
Publicação no DSF de 27/12/2001 - Página 32221
Assunto
Outros > SENADO. ORÇAMENTO.
Indexação
  • REFORÇO, DISCURSO, LUCIO LACANTARA, SENADOR, ELOGIO, PRESENÇA, CONGRESSISTA, ATENDIMENTO, CONVOCAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL.
  • SOLICITAÇÃO, CONGRESSISTA, REDUÇÃO, DIFICULDADE, AGILIZAÇÃO, CONCLUSÃO, VOTAÇÃO, ORÇAMENTO.

O SR. PRESIDENTE (Ramez Tebet) - Senador Lúcio Alcântara, não é costume da Presidência, quando um Senador discursa, tecer quaisquer considerações; porém, as observações de V. Exª, a meu ver, têm tanta procedência que me abalanço a, pelo menos na sessão de hoje, dizer que estamos evoluindo, que estamos fazendo força para isso. Tanto que, desde que chegamos aqui - V. Exª, eu, os Senadores José Fogaça, Carlos Wilson, que tomamos posse em 1995, o Senador Lúdio Coelho, o Senador José Alencar, que veio mais recentemente, os Senadores Artur da Távola, Eduardo Suplicy e tantos outros companheiros -, é a primeira vez que o Congresso Nacional se autoconvoca, comparecendo à Casa neste período de 26 de dezembro a 7 de janeiro, numa tentativa de votarmos o Orçamento.

V. Exª tem razão. Essa peça é fundamental, o País espera que a votemos e está considerando isso o cumprimento do dever do Congresso Nacional. Por isso estamos aqui.

Formulo votos a todos os Parlamentares, ao Presidente da Câmara dos Deputados, Aécio Neves, aos Deputados e Senadores para liquidarmos a matéria do Orçamento. Vamos votar o Orçamento, de uma forma ou de outra. Nossa obrigação, em primeiro lugar, é encontrar uma fórmula para votá-lo e, depois, discutir uma tese como a levantada por V. Exª. Não sei ainda como seria, mas naturalmente será objeto de debate, porque é em razão das dificuldades mesmo que se busca melhorar as situações.

É esse o apelo que faço sinceramente, porque o discurso de V. Exª não deixou de ser também um alerta para a responsabilidade que Deputados e Senadores têm de dar um orçamento ao País em tempo hábil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/12/2001 - Página 32221