Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à igreja Assembléia de Deus pelos seus 80 anos de existência e trabalhos em Rondônia.

Autor
Moreira Mendes (PFL - Partido da Frente Liberal/RO)
Nome completo: Rubens Moreira Mendes Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem à igreja Assembléia de Deus pelos seus 80 anos de existência e trabalhos em Rondônia.
Aparteantes
Edison Lobão.
Publicação
Publicação no DSF de 28/02/2002 - Página 1062
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, IGREJA EVANGELICA, CONGRATULAÇÕES, MEMBROS, ELOGIO, ASSISTENCIA SOCIAL, POPULAÇÃO, ESTADO DE RONDONIA (RO).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MOREIRA MENDES (PFL - RO. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo esta tribuna, nesta tarde, para falar sobre os 80 anos da Igreja Assembléia de Deus no meu Estado, mais precisamente na capital, Porto Velho.

            Nos idos de 1922, mais precisamente no dia 28 de fevereiro, desembarcaram no então Território Federal do Guaporé, atual Estado de Rondônia - capital Porto Velho, os missionários Paul Aunis e José Marcelino da Silva, tendo em seus corações e em suas mentes a mais importante missão para quem se sente chamado, a de ajudar pessoas a se aproximarem de Deus.

            Desse firme propósito nasceu a Assembléia de Deus em Porto Velho, tendo início com um pequeno grupo formado pelos primeiros fiéis: Manoel Melgaço, José Joaquim da Silva, Maria Conceição e Rosa Lucas Silva, que desceram às águas do Batismo em obediência ao mandamento do Senhor Jesus Cristo.

            Desde então, o trabalho incansável daqueles Missionários não foi em vão, e a cada dia pessoas se uniam a esse pequeno grupo, que crescia, consistentemente, de maneira a necessitar de um local apropriado para suas reuniões, resultando com a construção, de madeira, de seu primeiro templo religioso. A mata densa e todas as dificuldades inerentes à realização do sonho não impediram a expansão da obra. E graças à liberdade de culto em nosso País, após 80 anos de atividades, aquele grupo de 6 pessoas se transformou em um grande grupo e conta hoje com cerca de 18 mil membros em Porto Velho e mais de 130 mil adeptos em todo o Estado.

            Por fim, em 20 de dezembro de 1991, a missão de dar continuidade ao trabalho, iniciado em 1922, é colocada sobre os ombros do Pastor Joel Holder que até hoje, após 10 anos na presidência da Igreja Assembléia de Deus na capital do meu Estado, esse homem tem, assim como os que o antecederam, dado exemplo para aquela comunidade e, como um pai amoroso, tem procurado atender às necessidades de todos os que o procuram, tem tratado com carinho e boa vontade um rebanho de fiéis e, acima de tudo, tem procurado repassar, com cuidado e fidelidade, os ensinamentos de Jesus deixados nas Sagradas Escrituras.

            O Sr. Edison Lobão (PFL - MA) - Senador Moreira Mendes, concede-me V. Exª um aparte?

            O SR. MOREIRA MENDES (PFL - RO) - Ouço o aparte de V. Exª, Senador Edison Lobão.

            O Sr. Edison Lobão (PFL - MA) - Senador Moreira Mendes, solidarizo-me com esta homenagem que V. Exª, oportunamente, presta à Assembléia de Deus de seu Estado, cujo pastor, Joel Holder, há 10 anos efetua um serviço significativo à sua comunidade. Poucas vezes aqui neste plenário falou-se da Igreja Assembléia de Deus, que pratica um serviço, no Brasil inteiro, dos mais relevantes à sociedade. Vivemos um momento em que a violência é avassaladora e, a todo instante, empenhamo-nos na busca de solução para esse problema de grande envergadura nacional. Eu diria que a Igreja Assembléia de Deus tem sido uma das maiores soluções para tal questão. Os brasileiros que freqüentam uma igreja - seja a Assembléia de Deus, seja a Igreja Católica - não praticam violência alguma. Portanto, Senador Moreira Mendes, V. Exª, quando homenageia a Igreja Assembléia de Deus, está na verdade servindo a toda uma comunidade, a todo povo do seu Estado, principalmente se pretender ampliar isso para outras fronteiras, eu diria, para todo o Brasil. Daí ter eu descido da Presidência da Casa para apartear V. Exª e congratular-me com sua nobre iniciativa ao homenagear a Igreja Assembléia de Deus.

            O SR. MOREIRA MENDES (PFL - RO) - Agradeço, ilustre Senador Edison Lobão, o aparte de V. Exª que, certamente, engrandece meu pronunciamento.

            Sou testemunha viva da importância do trabalho social que desenvolve a Igreja Assembléia de Deus no Estado de Rondônia, como de resto todas as outras igrejas. No entanto em Rondônia, verdadeiramente, a Igreja Assembléia de Deus ocupa um espaço muito grande. Sou católico por formação, católico praticante, mas não posso deixar de reconhecer que o trabalho social que desenvolve a Igreja Assembléia de Deus é altamente significativo em meu Estado. Agradeço, portanto, o aparte de V. Exª.

            Dentre todas as conquistas da organização destaco a aquisição da Rádio Boas Novas, campeã de audiência no Estado, que tem levado, diariamente, conforto aos rondonienses; a escola Paul Aunis e, ainda, o Centro de Recuperação para Drogados - Refúgio Canaã, que, por sua natureza, tem tido um papel social de fundamental importância para toda a comunidade, como bem observou o Senador Edson Lobão.

            Vejam Srs. Senadores, meus Pares, o valor e o benefício que pode trazer uma orientação religiosa saudável e sem radicalismo para a formação do caráter de nossas famílias e dos nossos jovens, harmonizando a vida familiar, que tem um papel social fundamental para a comunidade.

            Portanto, depois de 80 longos anos de incansável trabalho e dedicação de tantas pessoas movidas pela fé e pela disposição de ajudar o próximo, hoje, a Igreja Assembléia de Deus abrange 43 setores em Porto Velho, sendo que cada setor possui de três a sete congregações, perfazendo um total de 133 filiadas em toda a Capital e 38 congregações na área rural.

            Ao parar e olhar para trás, os assembleianos de Rondônia têm muito do que se orgulhar, pois no início da obra abrangiam apenas Porto Velho e Guajará-Mirim, e hoje, graças à firme determinação de todos que fizeram parte desse grupo, cerca de 50 Municípios - quase 100% de todo o Estado - já foram alcançados com a pregação do Evangelho Sagrado do Senhor Jesus Cristo pela Igreja Assembléia de Deus.

            Não posso deixar de destacar aqui que a Assembléia de Deus no meu Estado tem tido papel fundamental na formação pedagógica, moral, social e espiritual de importante parcela da população, contribuindo, de maneira efetiva, na recuperação de adolescentes e jovens que necessitam de apoio na orientação de sua conduta.

            Sr. Presidente, para finalizar, quero, neste 28 de fevereiro, parabenizar a todos os integrantes da Assembléia de Deus em Rondônia pelos 80 anos de fundação da Igreja, e a todos os que fizeram e fazem algo que de alguma forma possa contribuir para o bem do seu próximo, tornando-nos irmãos como nos ensinou o Cristo, o Filho de Deus, há 2000 anos.

            A solenidade que comemora os 80 anos da Igreja Assembléia de Deus, em Porto Velho -- e por feliz coincidência para mim, esta data é o aniversário da minha mãe, que completa hoje 84 anos -- começou há cerca de três dias e vai se encerrar na próxima segunda-feira.

            Faço esse registro e, de forma muito singela, presto uma homenagem a todos os que compõem a Assembléia de Deus em Porto Velho e no Estado de Rondônia.

            Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.


            Modelo15/2/241:17



Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/02/2002 - Página 1062